Gaudium news > Santa Sé promove Simpósio Teológico Internacional sobre o sacerdócio

Santa Sé promove Simpósio Teológico Internacional sobre o sacerdócio

O evento será aberto aos que desejarem aprofundar sua compreensão das vocações e a importância da comunhão entre as diferentes vocações na Igreja.

Cidade do Vaticano (12/04/2021 11:27, Gaudium Press) A Congregação para os Bispos fará, entre os dias 17 a 19 de fevereiro de 2022, um Simpósio Teológico Internacional intitulado ‘Por uma Teologia Fundamental do sacerdócio’.

Segundo o Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, o evento será destinado especialmente aos Bispos, mas também estará aberto “a todos aqueles, homens e mulheres, interessados na teologia, com o fim de aprofundar nossa compreensão das vocações e a importância da comunhão entre as diferentes vocações na Igreja”.

Celibato sacerdotal

O purpurado ressalta que o tema sobre o celibato sacerdotal é importante e será tratado, entretanto, esta não será a questão central do simpósio. “Não é um simpósio sobre o celibato sacerdotal (…) É uma perspectiva mais ampla, que começa com o Batismo”, explicou.

Ele comentou ainda que o Concílio Vaticano II “voltou a colocar em primeiro plano o sacerdócio dos batizados, mas esta perspectiva não penetrou profundamente na vida e na pastoral da Igreja. É necessário seguir trabalhando, e o simpósio servirá para aprofundar esta questão, partindo não da organização e distribuição de funções, mas do mistério da Igreja: o ‘povo santo de Deus’ de que fala o Papa, habitado pela comunhão da Santíssima Trindade”, acrescentou.

Sacerdócio como tema central

Apesar de reconhecer que o sacerdócio não é um tema novo, o purpurado afirmou que este é “um tema central, cuja originalidade é colocar em uma relação fundamental o sacerdócio dos batizados que o Concílio Vaticano II reavaliou, e o sacerdócio ministerial, Bispos e sacerdotes, dos quais a Igreja Católica sempre afirmou a especificidade”.

Concluindo, o Cardeal Ouellet ressaltou que “um simpósio teológico não pretende oferecer soluções práticas a todos os problemas pastorais e missionários da Igreja, mas pode ajudar-nos a aprofundar no fundamento da missão da Igreja”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas