Gaudium news > Santa Sé modifica rito de Quarta-feira de Cinzas

Santa Sé modifica rito de Quarta-feira de Cinzas

A alteração neste ritual, que marca o início do tempo quaresmal, ocorre por conta da pandemia de Covid-19.

Santa Se modifica rito de Quarta feira de Cinzas

Cidade do Vaticano (12/01/2021 12:30, Gaudium Press) A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos divulgou uma nota anunciando mudanças no rito da imposição de cinzas, realizada na Quarta-feira de Cinzas. A alteração neste ritual, que marca o início do tempo quaresmal, ocorre por conta da pandemia de Covid-19.

Procedimento de imposição das cinzas

Segundo o documento vaticano, no dia 17 de fevereiro deste ano, os sacerdotes deverão seguir o seguinte procedimento. Após abençoar as cinzas e aspergir em silêncio com água benta, o sacerdote se dirige aos presentes, recitando uma vez a fórmula do Missal Romano: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembrai-vos de que sois pó, e para vos espanar deve voltar”.

Santa Se modifica rito de Quarta feira de Cinzas 2

Imposição das cinzas em silêncio

Em seguida, o sacerdote limpará as mãos, colocará uma máscara no rosto, protegendo seu nariz e boca, e distribuirá as cinzas aos que forem até ele ou, se for o caso, irá até os fiéis, que permanecerão em seus lugares. Por fim, pegará as cinzas e a deixará cair na cabeça de cada um dos fiéis sem dizer absolutamente nada. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas