Gaudium news > Santa Sé e Sultanato de Omã estabelecem relações diplomáticas

Santa Sé e Sultanato de Omã estabelecem relações diplomáticas

A Santa Sé e o Sultanato de Omã agora têm oficialmente relações diplomáticas, confirmado pela publicação de um comunicado nesta quinta-feira, 23 de fevereiro.

O arcebispo Gabriele Caccia e Mohammed Al Hassan, durante a cerimônia de assinatura em Nova York. Foto: Vatican News

O arcebispo Gabriele Caccia e Mohammed Al Hassan, durante a cerimônia de assinatura em Nova York. Foto: Vatican News

Redação (24/02/2023 12:05, Gaudium Press) O Vaticano e Omã, país da Península Árabe, emitiram uma declaração conjunta formalizando suas relações diplomáticas, que levará à abertura de uma nunciatura em Mascate e de uma embaixada em Omã para a Santa Sé. A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu na Missão Permanente do Sultanato de Omã junto às Nações Unidas, na cidade de Nova York.

Segundo uma nota divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano, “desejosos de promover a compreensão mútua e fortalecer ainda mais a amizade e a cooperação entre a Santa Sé e Omã; convencidos de que o estabelecimento de relações diplomáticas serve aos interesses comuns da Santa Sé e de Omã; guiados pelos princípios de igualdade soberana, independência, integridade territorial e não-interferência; decidiram estabelecer, com base na Convenção de Viena sobre relações diplomáticas de 18 de abril de 1961, relações diplomáticas plenas no nível de uma Nunciatura Apostólica junto ao Sultanato de Omã e de uma Embaixada junto à Santa Sé”.

O Sultanato de Omã está localizado no extremo leste da península Arábica, faz fronteira com os Emirados Árabes Unidos, com a Arábia Saudita e com o Iêmen. Sendo uma monarquia de sistema sultanal e com uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes –  75% são muçulmanos –,  Omã faz parte do Vicariato Apostólico da Arábia do Sul, cuja sede é em Abu Dhabi, confiada ao Bispo franciscano Paolo Martinelli. Possui quatro paróquias, e doze sacerdotes exercem lá seu ministério. O comunicado esclareceu “que com o estabelecimento de relações diplomáticas plenas com a Santa Sé, a Igreja Católica de Omã, por meio de sacerdotes e religiosos, continuará a contribuir para o bem-estar social do Sultanato”.

Com este acordo, a Santa Sé mantém hoje relações diplomáticas com 184 países em todo o mundo, e somente seis países não possuem qualquer ligação com o Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas