Gaudium news > Santa Sé divulga o logo do Jubileu de 2025

Santa Sé divulga o logo do Jubileu de 2025

A cada 25 anos a Igreja Católica celebra um Jubileu “ordinário”. No ano 2000, durante o pontificado do Papa São João Paulo II, foi realizado o último Jubileu ordinário.

Santa Se divulga o logo do Jubileu de 2025

Foto: Divulgação.

Redação (28/06/2022 12:33, Gaudium Press) Na tarde desta terça-feira, 28, a Sala de Imprensa da Santa Sé apresentou o logotipo oficial do próximo Jubileu, que ocorrerá no ano de 2025. A arte foi escolhida através de um concurso no qual foram inscritos 294 trabalhos provenientes de 213 cidades e 48 países diferentes.

Logo selecionado pelo Papa Francisco após concurso

Os três projetos finalistas foram apresentados pelo presidente do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, ao Papa Francisco, que por sua vez selecionou a arte vencedora. O desenho escolhido é de autoria de Giacomo Travisani.

No logo é possível identificar quatro figuras estilizadas que indicam a humanidade presente nos quatro cantos da terra. Elas se abraçam mutuamente, indicando a solidariedade e a fraternidade que deve unir os povos.

Explicação dos detalhes do logo do Jubileu de 2025

A primeira figura está agarrada à Cruz. As ondas subjacentes são agitadas para indicar que a peregrinação da vida nem sempre se faz em águas calmas. A parte inferior da Cruz é alongada, transformando-se numa âncora, que domina o movimento das ondas.

A imagem mostra como a viagem do peregrino não é individual, mas sim comunitária, com os sinais de um dinamismo crescente que se move cada vez mais em direção à Cruz. Giacomo Travisani explicou que sua ideia foi imaginar todas as pessoas avançando juntas, “graças ao vento da Esperança que é a Cruz de Cristo e o próprio Cristo”.

Diferença entre Jubileu ordinário e extraordinário

A cada 25 anos a Igreja Católica celebra um Jubileu “ordinário”. No ano 2000, durante o pontificado do Papa São João Paulo II, foi realizado o último Jubileu ordinário. Já quando ocorre algum evento notável é proclamado um Jubileu “extraordinário”. Em 2015, o Papa Francisco proclamou um Ano Santo Extraordinário de Misericórdia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas