Gaudium news > Santa Sé assina acordo com a República de São Tomé e Príncipe

Santa Sé assina acordo com a República de São Tomé e Príncipe

A Santa Sé assinou um acordo diplomático com a República Democrática de São Tomé e Príncipe

Sao Pedro apostolo Vaticano 700x446 1

Redação (16/08/2022 19:00, Gaudium Press) Na última segunda-feira, 15 de agosto, foi assinado um acordo entre a Santa Sé e Democrática de São Tomé e Príncipe. O acordo foi assinado no Ministério dos Negócios Estrangeiros na capital do país africano.

Dom Giovanni Gaspari, arcebispo Titular de Alba Maritiba e núncio apostólico em São Tomé e Príncipe foi quem assinou como representante da Santa Sé.

A Senhora Edite Ramos da Costa Tem Jua, ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades assinou pela república africana.

Várias autoridades eclesiásticas e civis participaram do ato solene de assinatura.

O acordo é composto por 28 artigos e foi escrito em italiano e português. O acordo reconhece a Igreja Católica e outras instituições eclesiásticas como personalidade jurídica e define as relações entre a Igreja e o Estado.

O acordo também reforça os laços de amizade e de colaboração entre as partes, que com autonomia e independência própria, contribuirão para o bem-estar do ser humano.

A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um país insular da África Equatorial e fica distante cerca de 250 km do Gabão. Colonizado pelos portugueses, o país é lusófono e majoritariamente católico.

Com uma população estimada em 210 mil habitantes, cuja maioria professa o Catolicismo, a República Democrática de São Tomé e Princípe é um dos menores países da África e modelo de democracia parlamentar. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas