Gaudium news > Santa Rosália de Palermo

Santa Rosália de Palermo

4 de setembro, a Igreja celebra a memória de Santa Rosália. Abandonou o palácio em que nascera para viver como eremita em grutas úmidas e escuras. Nelas encontrou a provação e a dor, mas também a luz do sobrenatural, o íntimo e assíduo convívio com Jesus, Maria e os Anjos.

Santa Rosalia

Redação (04/09/2022 12:00, Gaudium Press) Corria o ano de 1130 quando nasceu esta doce menina, na cidade de Palermo. O nome escolhido por seus genitores é uma contração das palavras latinas rosa e lilia – rosa e lírios –, flores que simbolizam respectivamente a realeza e a pureza.

Seus pais a educaram com esmero, como exigia sua elevada condição. Embora se encontrasse cercada pelo luxo, mundanismo e comodidades da corte, a Providência lhe inspirara desde tenra idade um amor ardente e exclusivo a Nosso Senhor Jesus Cristo e o desejo de pertencer-Lhe por inteiro.

Transcorridos os anos, era intuito de seus pais casá-la com um nobre pretendente, escolhido dentre muitos que aspiravam à sua mão. Entretanto, a Santíssima Virgem velava especialmente pela pureza da jovem e um dia apareceu-lhe, convidando-a a abandonar o mundo para seguir seu Divino Filho.

Cheia de júbilo, Rosália logo se dispôs a partir. E as únicas riquezas que levou consigo foram alguns livros espirituais, instrumentos de disciplina, um crucifixo e uma coroa de Ave-Marias.

Jovem eremita numa gruta escura e úmida

Rosália tinha apenas quatorze anos de idade quando deixou para sempre o palácio de sua família. Conta a tradição que o fez guiada por “dois Anjos, um armado de cavaleiro e outro disfarçado de peregrino”.

Dirigiram-se até o Monte Quisquina, localizado a sessenta quilômetros de Palermo, onde eles lhe indicaram a caverna que deveria tomar por morada.

Uma passagem estreitíssima e baixa dava-lhe acesso. Seu interior, escuro e úmido devido ao constante gotejar de água, era dividido em pequenos compartimentos ligados entre si por apertados corredores.

Vê-se ainda hoje uma pequena fonte que ela cavou para recolher a água que filtrava pelas paredes de pedra. Há também um altar rústico e uma pedra lisa e comprida, sobre a qual descansava.

Nesta gruta distante, resguardada por densa vegetação e escondida no interior da rocha, Rosália poderia viver em absoluta solidão.

O que se passou nos longos anos que a virginal eremita lá esteve, é assim descrito por hagiógrafos contemporâneos: “Imersa em contínua oração, padeceu as investidas do comum inimigo que queria desviá-la de seu santo propósito, mas foi continuamente vencido por ela, e ali recebeu a visita e comunicações dos Anjos, com o que o Senhor premiava a heroicidade de seu propósito”.3

Consideremos alguns dos piedosos episódios relatados pela mão de um dos antigos biógrafos de Santa Rosália, o franciscano Juan de San Bernardo.

Celestial convívio… e incessantes batalhas

Dois Anjos conduzem Santa Rosalia a grutaO início de sua nova vida em Quisquina foi permeado de consolações. As mais terríveis privações e as mais ásperas mortificações lhe pareciam suaves.

Alimentava-se de ervas, raízes e frutas silvestres que colhia nos bosques adjacentes e estava exposta aos rigores das intempéries. Vivia ignorada pelos homens, mas conhecida por Deus, sua Mãe Santíssima, seus Anjos e Santos, que a visitavam frequentemente e com ela mantinham um intenso convívio.

Passado cerca de um ano, dispôs o Senhor que começassem as tribulações, permitindo que o demônio investisse com violência contra ela. Fenômeno tão frequente na vida espiritual: após uma manhã luminosa de grande consolação, segue-se a sombria noite da tempestade…

Mas é Deus que, em sua infinita sabedoria, prepara tais momentos para provar seus eleitos, temperando suas almas como a uma espada na forja, a fim de conceder-lhes uma coroa de glória maior e mais resplandecente.

Rosália padecia fortes dores de cabeça e de estômago, ao lado de sensações de frio e de calor tão intensas que pareciam atingir-lhe até os ossos.

O demônio recordava-lhe os confortos do palácio que abandonara e sugeria-lhe a ideia de que tudo o que fizera até então fora uma loucura e ela não seria capaz de suportar os sofrimentos daquela vida.

Fazia-a experimentar profunda tristeza e melancolia, o que lhe dificultava a prática dos exercícios espirituais. Foi com vistas a estas lutas que seu Anjo a inspirara a gravar na rocha na entrada da gruta o motivo pelo qual escolhera ali viver.

Seguidilha de terríveis provações

Uma das provas mais difíceis que teve de enfrentar foram as tentações contra a pureza. O demônio insinuava-se em sua imaginação, imprimindo representações torpes e pensamentos infames.

Recorria às armas da oração e mortificação, e entre lágrimas suplicava o socorro divino. Seus clamores foram ouvidos, e o adversário derrotado.

Passou então o inimigo infernal a outra sorte de investida, tomando formas visíveis e procurando perdê-la de diversas maneiras. Apareceu-lhe como um elegante jovem, com o objetivo de conquistar-lhe o coração e desviá-lo do amor a Cristo. Mais uma vez foi vencido pela virgem, que tomando nas mãos o crucifixo, implorava o auxílio de seu Redentor.

Certa vez, os demônios assumiram o aspecto de cortesãos, e dentre eles o de um gentil-homem que servia a seu pai. Ele se apresentou como enviado de Sinibaldo, dizendo-lhe com doçura que viera buscá-la para que retornasse à corte, onde seus pais a esperavam com grande ansiedade.

Para Rosália aquela foi uma das piores provações, não porque se sentisse inclinada a voltar, mas pelo terror que lhe inspirava esta mesma ideia. Quase sem forças, pôde apenas volver os olhos para o céu, numa súplica silenciosa…

Apareceu-lhe então Cristo crucificado, cuja luz e esplendor afugentaram dali todas as sombras do maligno. Nosso Senhor exortou-a à perseverança em meio aos padecimentos e, pedindo-lhe que se aproximasse, estreitou-a contra seu divino peito.

Entretanto, vendo o inimigo que lhe era impossível infligir sua marca horrenda sobre aquela alma pura e inocente, procurou atormentá-la fisicamente.

Maltratava-a com golpes e bofetadas, chegando a deixá-la em tal estado de convalescença que, não podendo cuidar de si mesma, os Anjos faziam-se visíveis para a tratar, consolar e servir.

Nestas ocasiões, eram eles quem lhe preparavam o alimento e aplicavam os remédios. Certa vez, veio a própria Santíssima Virgem para lhe ajudar e fazer companhia.

Três festas comemoradas com Jesus e Maria

A despeito de tudo, manteve inalterada sua rotina de oração e recolhimento. Costumava rezar ou cantar o Ofício de Nossa Senhora, acompanhada e auxiliada por seu Anjo custódio sempre que se encontrava debilitada ou enferma.

Comemorava as principais solenidades com grande fervor e todo culto exterior que lhe era possível. Havia três festas de sua particular devoção: o Natal, a Páscoa e a Assunção de Maria Santíssima.

Nestes dias, o próprio Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, celebrava uma Missa na gruta, ajudado por São Pedro, que fazia o sermão. Os Anjos serviam como cerimoniários e músicos, e a Rainha dos Céus participava da celebração ao lado de Rosália.

Na noite de Natal, Ela lhe concedia um especial presente: dava-lhe a carregar nos braços o Menino Jesus! No dia seguinte a essas três festas, as comemorações continuavam com um esplêndido banquete preparado pelos Anjos.

Translado para o Monte Pellegrino

Gruta onde a Santa morouTranscorridos alguns anos, determinou o Senhor que a jovem anacoreta se mudasse para outro lugar. Algumas fontes dizem que a razão deste translado foi que seria descoberta se permanecesse em Quisquina, uma vez que sua família ainda estava à sua procura. Outros creem que os habitantes das regiões vizinhas, tendo tomado conhecimento de que habitava naquela montanha uma santa, a ela acorriam em quantidade para pedir orações. Assim, escoltada mais uma vez por um destacamento angélico, partiu de seu querido santuário.

Os Anjos a conduziram em direção a Palermo e, ao fim de uma longa jornada, chegou ela ao Monte Pellegrino. Elevação imponente e, naquele tempo, de difícil acesso, seu cume está exposto ao violento vento norte.

A gruta escolhida, encrustada entre penhascos altíssimos, nunca era atingida pelos raios do sol e a água gotejava sem interrupção.

Sua nova habitação, mais sombria, áspera e inóspita do que a anterior, muito a agradou.

Foi neste lugar que Rosália passou os últimos anos de sua existência terrena. Após dezoito anos de vida austera e solitária, entregou sua bela alma a Deus no dia 4 de setembro de 1160.

Glorificação “post mortem”

Tudo leva a crer que os habitantes das cidades e campos vizinhos não ignorassem por completo a existência de uma virtuosa ermitã que vivia na gruta do Monte Pellegrino e de Quisquina. Seu corpo, porém, não havia sido encontrado.

Transcorreram-se os séculos e, no ano de 1624, Palermo foi assolada por uma terrível peste, que fez milhares de vítimas. Foi esta a ocasião escolhida por Santa Rosália para aparecer em sonho a certa senhora, à qual indicou com precisão o local da gruta do Monte Pellegrino onde jazia seu corpo.

Morte de Santa Rosalia

Após penosas e insistentes escavações, no dia 15 de julho foi encontrada uma grande pedra de alabastro inteiriça, dentro da qual se achava o precioso tesouro.

Tal sepulcro só poderia ter-lhe sido preparado pelos Anjos. Juntamente com seus ossos, estavam “um crucifixo de terracota, uma cruz grega de prata e algumas das contas que usava para rezar” o saltério mariano.

As relíquias foram transportadas para capela do Arcebispo de Palermo, o Cardeal Giannettino Doria, o qual, para certificar-se de sua autenticidade, ordenou uma investigação.

Enquanto isso a peste continuava sua devastação e numerosos doentes eram curados ao invocar Santa Rosália. Terminado o processo, em junho de 1625 as relíquias da Santuzza, como ela é carinhosamente chamada pelos palermitanos, foram conduzidas em solene procissão por toda a cidade e a peste subitamente cessou.

Em 1630, o Papa Urbano VIII a inseriu no Martirológico Romano, com duas festas: no dia 15 de julho, em comemoração da descoberta de suas relíquias, e em 4 de setembro, seu dies natalis.

Correspondência à graça

Analisando a vida de Santa Rosália, chama a atenção a radicalidade com que ela correspondeu a cada convite da graça. O relacionamento com o sobrenatural dominava todo o seu ser, relegando as coisas materiais a um plano secundário. Assim deve ser uma alma verdadeiramente católica no seguimento de sua própria vocação!

E se o mundo atual parece haver se esquecido da realidade celeste – a mais alta e verdadeira de todas as realidades – não será por ter se voltado pecaminosamente para aquilo que é vão e passageiro?

Que Santa Rosália nos auxilie, com seu exemplo e intercessão, a “ainda aqui na terra” participar “da sociedade bem-aventurada dos Anjos e dos homens, unidos em Deus”.

Texto extraído, com adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n.201, setembro 2018.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas