Gaudium news > Santa Catarina ganha primeira Basílica Menor

Santa Catarina ganha primeira Basílica Menor

A cerimônia de elevação está programada para acontecer às 15h do próximo dia 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz.

Santa Catarina ganha primeira Basilica Menor 2

Foto: Divulgação/Diocese de Criciúma.

Criciúma – Santa Catarina (21/05/2024 10:10, Gaudium Press) O Papa Francisco concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado na Diocese de Criciúma. Desta forma, o templo se tornará a primeira Basílica de todo o Estado de Santa Catarina.

Segundo o reitor, Padre Antônio Vander, este reconhecimento é importante pois expressa uma proximidade ainda maior com o magistério da Igreja. A cerimônia de elevação está programada para acontecer às 15h do próximo dia 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz.

Santa Catarina ganha primeira Basilica Menor 1

Foto: Divulgação/Diocese de Criciúma.

Um presente concedido pelo Papa Francisco

De acordo com Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo da Diocese de Criciúma, este reconhecimento do Santo Padre é como um presente que coroa a caminhada de evangelização em um período de festividade para a Diocese e o Santuário.

“Celebramos agora em abril os dez anos do início das obras de construção do Santuário dedicado ao Coração de Jesus, e no próximo dia 27 de maio, a Diocese de Criciúma louva a Deus pelos seus 26 anos de criação”, ressaltou o prelado.

Santa Catarina ganha primeira Basilica Menor 4

Foto: Divulgação/Diocese de Criciúma.

Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

Instalado em abril de 2017, o Santuário Diocesano conta atualmente com diversas celebrações litúrgicas, além de realizar periodicamente cerimônias batismais e matrimoniais. O complexo religioso é constituído pelo templo principal, em formato de cruz latinam e uma área de 13,5 hectares, na qual estão caminhos de oração, monumentos, campanário, convento e auditório.

Na opinião do reitor, “a dimensão do Santuário não pode ser compreendida somente no seu ambiente territorial, mas no espaço que ocupa no coração das pessoas, são muitos corações pulsando em sintonia com o coração de Cristo, uma força que faz jorrar esperança, alegria e coragem diante dos desafios”.

Santa Catarina ganha primeira Basilica Menor 3

Foto: Divulgação/Diocese de Criciúma.

Diferença entre Basílicas maiores e Basílicas menores

Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. Dessas últimas, 65 se encontram no Brasil. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada no interior de São Paulo, é a segunda maior Basílica do mundo em dimensões, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas