Gaudium news > Salesianos divulgam dossiê sobre santidade na Ordem

Salesianos divulgam dossiê sobre santidade na Ordem

O dossiê apresenta a lista com os Santos Salesianos canonizados e os que estão em vias de ter a santidade reconhecida.

Salesianos divulgam dossie sobre santidade na Ordem 1

Redação (10/02/2021 12:30, Gaudium Press) A Ordem dos Salesianos divulgou recentemente o seu dossiê de Postulação 2020. O documento apresenta a lista com os Santos Salesianos canonizados e os que estão em vias de ter a santidade reconhecida.

Quantos Santos Salesianos existem?

Segundo o dossiê, a Família Salesiana conta atualmente com 9 Santos, 118 Beatos, 18 veneráveis ​​e 28 servos de Deus. Esses números tendem a crescer, uma vez que, atualmente, a postulação da Congregação está acompanhando diretamente 58 casos e mais cinco extras.

São João Bosco confissão

Além da lista e o estado de cada causa, também são apresentados os acontecimentos de 2020, entre os quais se destacam: o fato extraordinário do consentimento dado pelo Papa Francisco para a abertura da Causa de Dom José Cognata; a conclusão do Processo Diocesano do Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo; a abertura do Processo Diocesano do Padre Silvio Galli; e a Venerabilidade do Padre Ignazio Stuchlý.

Exemplos bem-sucedidos de cristianismo

O “Dossiê da Postulação 2020” recorda o compromisso de “difundir o conhecimento, a imitação e a intercessão dos membros da Família Salesiana candidatos à santidade, valorizando e cuidando dos diversos aspectos: litúrgico-celebrativo, espiritual, pastoral, eclesial, educativo, cultural, histórico, social, missionário”.

Também se ressalta a eficácia das figuras dos Santos, dos Beatos, dos Veneráveis ​​e dos Servos de Deus, que são vistos como “exemplos bem-sucedidos de cristianismo, vividos nas especificidades socioculturais da Igreja e da Família Salesiana”.

Sâo João Bosco

Um convite à santidade

Através do documento, os salesianos fazem um convite para que se imite as virtudes dos santos como fonte de inspiração e planejamento. Segundo diz o texto, acompanhar e promover uma Causa “são uma forma autêntica de pedagogia da santidade, à qual, em virtude do Carisma, somos chamados a ser particularmente sensíveis e atentos”.

O dossiê frisa que “o caminho de santidade é um caminho que deve ser percorrido em companhia: em companhia dos santos. A santidade é vivenciada e alcançada em conjunto. Os Santos estão sempre em companhia: onde há um, sempre encontramos muitos outros”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas