Gaudium news > Salesianos celebram 140 anos de presença no Brasil

Salesianos celebram 140 anos de presença no Brasil

O primeiro grupo da congregação religiosa aportou no Rio de Janeiro no ano de 1883, guiados por Dom Luís Lasagna.

Salesianos celebram 140 anos de presenca no Brasil

Foto: Divulgação/Salesianos.

Redação (14/07/2023 16:47, Gaudium Press) Os Salesianos celebram nesta sexta-feira, 14, 140 anos de presença no Brasil. O primeiro grupo da congregação religiosa aportou no Rio de Janeiro no ano de 1883, guiados por Dom Luís Lasagna, atendendo ao pedido feito pelo então Bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda, ao próprio São João Bosco.

Início dos Salesianos no Brasil

O prelado brasileiro solicitou ao fundador dos Salesianos que enviasse missionários de sua congregação à Diocese brasileira, iniciando assim o trabalho educacional com os jovens no país. A congregação se estabeleceu em Niterói, onde abriu as portas do Colégio Santa Rosa, com apenas dez alunos e muita resistência da sociedade.

Com o passar dos anos, o trabalho dos Salesianos começou a ser reconhecido e a congregação ganhou força e relevância. Assim foram se abrindo cursos profissionalizantes, além do Oratório inaugurado em 30 de junho de 1907, no qual se oferecia formação geral, cultural e religiosa aos jovens brasileiros que tanto necessitavam dessa atenção.

Ações da Rede Salesiana Brasil

Organizados em seis inspetorias no Brasil, os Salesianos de Dom Bosco fazem parte da Rede Salesiana Brasil (RSB), na qual também participam as Filhas de Maria Auxiliadora. Os dois institutos atuam em várias frentes voltadas à educação e à evangelização, especialmente dos jovens, congregando 100 escolas de ensino fundamental e alcançando mais de 70 mil alunos.

No total, 103 obras sociais fazem parte da Rede Salesiana Brasil, atendendo por volta de 61 mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social. Outras 15 instituições de Ensino Superior e 11 centros de Comunicação, estão inseridos na RSB, além de marcar presença paróquias e missões indígenas, entre outras. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas