Gaudium news > Sacerdote francês recebe sanção de diocese por falas polêmicas sobre aborto

Sacerdote francês recebe sanção de diocese por falas polêmicas sobre aborto

Um sacerdote francês foi sancionado pela diocese após ter feito uma homilia polêmica afirmando que o aborto matou mais pessoas que a Grande Guerra

Muitos padres arriscaram suas vidas visitando famílias e realizando serviços pastorais na Semana Santa, quando as restrições do governo foram amenizadas, mas a pandemia estava se espalhando.

Redação (22/11/2022 11:10, Gaudium Press) Um sacerdote da diocese francesa de Saint-Dié-des-Vosges foi sancionado após ter feito uma homilia considerada polêmica porque comparou o número de abortos com o número de mortos da Grande Guerra.

“O aborto matou mais pessoas no mundo do que a Grande Guerra”, foi a afirmação do padre François Schneider, durante a Missa na comuna de Bertrimoutier, por ocasião do dia 11 de novembro, festa do armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial.

Em seguida, o sacerdote teria afirmado que os políticos franceses deveria tomar o primeiro ministro húngaro, Viktor Orban, como exemplo na luta contra o aborto.

Comunicado e sanção da Diocese

A diocese tomou conhecimento das declarações do sacerdote e emitiu um comunicado. “Depois de ouvir o Pe. Schneider, condenamos a instrumentalização da comemoração dos mortos da Primeira Guerra Mundial em benefício de outros assuntos éticos e políticos”, assinala a diocese.

Além disso, a diocese de Saint-Dié-des-Vosges declarou uma sanção contra o presbítero: “Dado o antecedente de novembro de 2015, pedimos ao padre François Schneider que se abstenha, por quatro semanas, de qualquer discurso público nas celebrações em que participar”. O tempo dedicado à homilia nas Missas do padre Schneider será utilizado para a leitura de um texto bíblico, explicou a diocese.

Outra afirmação que fez polêmica

O antecedente de novembro de 2015, ao qual se refere o comunicado da diocese, foi uma declaração do sacerdote a propósito do ataque terrorista que aconteceu em Paris, na discoteca do Bataclan.

Naquela época, o sacerdote teria afirmado que a música que se tocava na hora do ataque era dedicada a Satanás. Fala que fez polêmica ao tentar minimizar o atentado mais sangrento da França: 131 pessoas foram mortas pelos terroristas.

Os deputados francese vão analisar no próximo 24 de novembro um novo texto que visa introduzir o direito ao aborto na constituição francesa. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas