Gaudium news > Sacerdote divulga como atrair mais fiéis para o Sacramento da Confissão

Sacerdote divulga como atrair mais fiéis para o Sacramento da Confissão

Estados Unidos – Baltimore (Segunda-feira, 09-03-2020, Gaudium Press) O tempo de Quaresma está dedicado especialmente à reflexão, à conversão e à penitência como um de seus principais pilares. Mas os costumes dos fiéis nem sempre refletem a importância que este arrependimento tem para a vida de Fé. Por isto, sacerdotes em Baltimore, Estados Unidos, buscam novas formas de atrair os fiéis ao Sacramento da Penitência.

“Quanto mais falamos sobre os benefícios da Confissão e quanto mais a colocamos à disposição, mais fácil será para as pessoas”, explicou o Padre Michael DeAscanis.

“Quanto mais falamos sobre os benefícios da Confissão e quanto mais a colocamos à disposição, mais fácil será para as pessoas”, explicou o Padre Michael DeAscanis.


“Não era pregado e não estava disponível”, afirmou o Padre Michael DeAscanis sobre as razões que motivaram o distanciamento dos fiéis deste Sacramento à ‘Our Sunday Visitor’. “Quanto mais falamos sobre os benefícios da Confissão e quanto mais a colocamos à disposição, mais fácil será para as pessoas. Creio que verão esta redescoberta da Confissão”.

O Padre Brian Nolan identificou um panorama similar na Paróquia que se colocou sobre seu cuidado e acrescentou ao horário de confissões do sábado à tarde outro espaço o domingo, depois da Missa com maior assistência. “O pecado é negativo, mas é real. E ignorá-lo, é como ignorar o câncer”, expôs o sacerdote. “No lugar de ser oprimido pelos pecados e bloquear às vezes a graça de Deus em tua vida, por que não ter uma disponibilidade livre e plena de receptividade a Deus e sua graça?”.

O reitor da Basílica do Santuário Nacional da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria em Baltimore, Padre James Boric, relatou que sua própria vocação se originou depois de uma confissão particularmente frutífera. Sua experiência lhe motivou a ampliar notavelmente os horários em que o sacramento está disponível na Basílica. Mas aumentar horários não é suficiente.

“Temos que pregar sobre o pecado. Se não há pecado no mundo, então não acontece nada. Então, por que ir Confessar?”, comentou o Reitor. “Temos experimentado um tremendo aumento nas Confissões. Agora, tenho feito um esforço durante três anos para pregar sobre isto com frequência. Então, em grandes dias, como o Domingo da Divina Misericórdia, quando há grandes promessas adjuntas ao sacramento, escuto confissões durante três ou quatro horas seguidas”.

O Padre DeAscanis propõem aos seus fiéis incorporar a Confissão à sua prática religiosa habitual com um lema simples: “Uma vez por ano, bem. Duas vezes por mês, melhor”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas