Gaudium news > Sacerdote deve ter coração de “Pai e irmão, como São José”, dizem Bispos espanhóis

Sacerdote deve ter coração de “Pai e irmão, como São José”, dizem Bispos espanhóis

“Dia do Seminário” 2021, Bispos espanhóis afirmam: São José é também Pai daqueles que receberam o chamado para modelar suas vidas em Cristo, com o sacerdócio.

“Dia do Seminário” 2021, Bispos espanhóis afirmam: São José é também Pai daqueles que receberam o chamado para modelar suas vidas em Cristo, com o sacerdócio.

 

Redação (10/02/2021, 13:30, Gaudium Press) A propósito do “Dia do Seminário”  2021, que coincide com as comemorações da solenidade de São José, (19 de março) a Conferência Episcopal Espanhola (CEC) difundiu uma mensagem onde pode-se ler:
“Os sacerdotes são enviados por Deus para cuidar da vida de cada pessoa, com o coração de um pai e vendo em todos um irmão”.

“Pai e irmão, como São José”, este o tema do “Dia do Seminário”-2021

Neste “Ano de São José”, convocado pelo Papa para celebrar os 150 anos da proclamação do esposo da Virgem Maria como Patrono universal da Igreja, o tema do “Dia do Seminário” 2021, será:

“Pai e irmão, como São José”.

São José: Pai daqueles que receberam o chamado para modelar suas vidas sobre Cristo com o sacerdócio

“São José cuidou da Sagrada Família na casa de Nazaré. E todo seminário, como a casa de Nazaré, quer ser o lugar onde o dom da vocação ao sacerdócio, semeado por Deus no coração de alguns homens, é cuidado e faz crescer”, escrevem os Bispos espanhóis em sua Mensagem afirmando seu desejo de “Salvaguardar e cultivar as vocações para que deem frutos maduros”.

A Mensagem da Conferência Episcopal Espanhola descreve São José como “o pai dos seminaristas”.
Os Bispos recordam que, de fato, como pai putativo de Jesus, São José “cuidou e moldou Sua educação e Sua pessoa”; portanto, afirmam os Prelados, ele pode ser considerado Pai daqueles “que receberam o chamado para modelar suas vidas sobre Cristo com o sacerdócio”, confiando-se totalmente a Deus, através de “um ato de fé”.

“O seminário, afirmam os Bispos espanhóis, é um lugar e um tempo privilegiado no qual cada seminarista pode descobrir como Deus o faz crescer através da Igreja e de Sua mão providente”.

“Dia do Seminário” 2021, Bispos espanhóis afirmam: São José é também Pai daqueles que receberam o chamado para modelar suas vidas em Cristo, com o sacerdócio.

O seminário cultiva a contemplação, torna íntima e pessoal a relação com Cristo, favorece o conhecimento e a aceitação da própria identidade sacerdotal

No seminário aprende-se a “cultivar a oração de contemplação” que “torna íntima e pessoal a relação com Cristo, favorecendo o conhecimento e a aceitação da própria identidade sacerdotal”, destacam os Bispos.
É por causa desta “experiência do cuidado de Deus que os futuros sacerdotes poderão, um dia, sair pelo mundo” levando consigo a Palavra do Senhor.

Para os Prelados, “Jesus se apresenta como o Bom Pastor de todos os homens e sua vida é uma manifestação contínua e uma realização diária da caridade pastoral”.

E esta ação continua na Igreja “através dos apóstolos e seus sucessores, ou seja, os sacerdotes, que são chamados a imitar e reavivar a mesma caridade pastoral e a custodiar os fiéis a eles confiados”.

A vida sacerdotal é um encontro contínuo com Deus e com os irmãos, em cada pessoa o sacerdote vê o rosto de Jesus

Os Bispos espanhóis exortam os seminaristas em sua Mensagem para o “Dia do Seminário” do “Ano de São José” a evitar a tentação de “olhar para o outro lado e permanecer indiferentes”, e recomendam a eles a não esquecerem os mais vulneráveis, pois “a existência de cada um de nós está ligada à dos outros e a vida não é um tempo que passa, mas um tempo de encontro”.

É neste sentido que “a vida sacerdotal é um encontro contínuo com Deus e com os irmãos”, porque em cada pessoa o sacerdote vê o rosto de Jesus, refletem os Prelados.

É por isso que os Bispos aconselham aos seminaristas: aproximar-se das pessoas “com o coração de pai” e este é o encorajamento dos prelados aos futuros sacerdotes, que os recomendam a fazer agir como agiu São José que “levou até o fim a missão que lhe havia sido confiada e, apesar das dificuldades, não voltou o olhar para o outro lado”.

Como São José, realizemos nossa missão, cuidemos da Igreja, façamos a vontade de Deus para sermos “pais e irmãos” de nosso próximo

Para concluir sua Mensagem para o “Dia do Seminário” 2021, os Bispos recordam que por toda parte vemos irmãos e irmãs dos quais devemos nos aproximar, cuidar e dar nossa escuta e nossa atenção”.

“Como São José, portanto, realizemos fielmente nossa missão e cuidemos da Igreja”, “no pleno cumprimento da vontade de Deus”, de modo a sermos “pais e irmãos” de nosso próximo. (JSG)

 

 

(Foto OCNotícias e ArqRio)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas