Gaudium news > Sacerdote católico é baleado em ataque a paróquia em Camarões

Sacerdote católico é baleado em ataque a paróquia em Camarões

Um sacerdote católico foi violentamente ferido após ser baleado em um ataque à Paróquia de São Martinho de Tours, no Sudoeste de Camarões

Terroristas sequestram mais um sacerdote catolico na Nigeria 1

Redação (29/09/2023 11:00, Gaudium Press) No último dia 26 de setembro, um sacerdote católico da Sociedade dos Missionários de São José (MHM) foi violentamente ferido durante um ataque à Paróquia de São Martinho de Tours, localizada em Kembong, na Diocese de Mamfe, no Sudoeste de Camarões.

O Padre Elvis Mbangsi sofreu graves fraturas quando homens armados, provavelmente pertencentes ao grupo separatista conhecido como “Amba boys,” que atuam na região anglófona de Camarões, dispararam contra o sacerdote que foi atingido nas pernas e na mão esquerda.

Invasão e violência contra o sacerdote e os professores

O ataque à paróquia ocorreu por volta das 11:00, horário local. Seis homens armados invadiram o terreno da escola paroquial em busca dos professores, exigindo que estes se reunissem em uma sala.

Quando o sacerdote, que estava na casa paroquial, chegou à sala, foi recebido com um disparo em uma das pernas. Em seguida, os professores também foram alvejados nas pernas, alguns deles foram baleados mais de uma vez. Os criminosos afirmaram que tinham como objetivo impedir o funcionamento da escola na região.

Os feridos receberam atendimento médico no Hospital de Mamfe, onde exames de raio-X revelaram múltiplas fraturas nos membros do sacerdote. Posteriormente, Padre Mbangsi foi transferido para outro hospital em Bamenda. Felizmente, todos os feridos estão fora de perigo, incluindo o Padre Mbangsi.

Separatismo no país

Este ataque à escola católica ocorreu menos de 24 horas após o sequestro de dez chefes de distrito por separatistas que exigiram um resgate de 76 mil euros pela libertação dos reféns.

Desde 2016, Camarões enfrenta violência e instabilidade política devido à busca de independência das regiões anglófonas do país, que alegam discriminação em relação à parte francófona. O grupo separatista, denominado “Amba boys,” busca a formação de um estado separado, chamado Ambazônia. Esses conflitos têm gerado violência e o êxodo de milhares de pessoas da parte sul do país. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas