Gaudium news > Sacerdote brasileiro é nomeado Cônego da Basílica de São Pedro

Sacerdote brasileiro é nomeado Cônego da Basílica de São Pedro

Através desta nomeação, o sacerdote se tornou o segundo brasileiro na história a ocupar o cargo no Vaticano.

Sacerdote brasileiro e nomeado Conego da Basilica de Sao Pedro 1

Rio Grande do Norte – Natal (12/04/2022 16:53, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o Padre Flávio José de Medeiros Filho, pertencente ao clero da Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte, como Cônego da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Através desta nomeação, o sacerdote se tornou o segundo brasileiro na história a ocupar o cargo no Vaticano.

Segundo brasileiro na história a ocupar o cargo no Vaticano

Durante a cerimônia, celebrada no Domingo de Ramos, 10 de abril, o Padre Flávio renovou publicamente a sua profissão de Fé, recebeu a Bula pontifícia e as insígnias eclesiásticas próprias do seu estado, tornando-se membro efetivo do Cabido de São Pedro.

Nascido na cidade de Acari (RN), no dia 27 de janeiro de 1977, Monsenhor Flávio José de Medeiros Filho, foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 2005, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. Entretanto, já exerce o ministério sacerdotal em Roma há alguns anos.

Sacerdote brasileiro e nomeado Conego da Basilica de Sao Pedro 2

Cabido de São Pedro: uma instituição milenar

Em entrevista à Agência ACI Digital, o Monsenhor Flávio José de Medeiros Filho explicou que os cônegos devem “viver a dimensão ministerial da vida sacerdotal em favor da Basílica, escutando a voz do Santo Padre, participando dos santos mistérios, da celebração da Eucaristia, da liturgia das horas. Tudo isso comporta que exista um suporte sacerdotal para atender a todas essas demandas. É preciso ter o atendimento em várias línguas para poder ir ao encontro dos peregrinos”.

Fundado pelo Papa Leão IX no ano de 1053, o Cabido de São Pedro é composto por um colégio de monsenhores de nomeação pontifícia, que garantem e realizam vários aspectos da vida ministerial, litúrgica e pastoral da Basílica de São Pedro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas