Gaudium news > Sacerdote brasileiro abriga ucranianos em Kiev

Sacerdote brasileiro abriga ucranianos em Kiev

Sacerdote brasileiro abriga ucranianos em Kyev e diz que não quer sair da Ucrânia “seja na alegria ou na guerra”

Pe. Lucas Perozzi Ucrania arquivo pessoal

Pe. Lucas Perozzi. Foto de seu arquivo pessoal

Redação (01/03/2022 16:00, Gaudium Press) O Padre Lucas Perozzi Jorge é pároco da paróquia da Assunção da Santíssima Virgem Maria, em Kiev, a capital da Ucrânia.

A igreja da qual é responsável o sacerdote tornou-se um abrigo para as pessoas que não puderam deixar a cidade. As instalações da paróquia acolhem atualmente 28 pessoas dos quais 5 são crianças.

Natural de Álvares Machado, no interior de São Paulo, Pe. Lucas Perozzi está na Ucrânia desde 2004 e não pensa em voltar para o Brasil tão cedo.

Em entrevista para o G1, o sacerdote brasileiro explicou que ali cresceu e foi ordenado sacerdote e não pretende deixar a Ucrânia nem mesmo com a guerra.

“Eu sempre tive a certeza de ficar aqui. Já me falaram para voltar, mas aqui é o meu lugar, o lugar que eu escolhi para compartilhar, seja na alegria ou na guerra”, contou ele.

No momento em que a Rússia declarou guerra à Ucrânia, Pe. Lucas Perozzi estava fazendo um curso no oeste do país.

Enquanto, muitos cidadãos ucranianos pegavam o caminho do exílio rumo ao oeste, o sacerdote se apressou em voltar para Kiev, onde acolhe os ucranianos e presta auxílio espiritual.

“É uma grande responsabilidade. Eu tenho de levar a palavra de Deus não somente porque sou padre, mas por ser cristão”, explicou. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas