Gaudium news > Sacerdote alerta para o perigo de não haver mais padres na Irlanda, em breve

Sacerdote alerta para o perigo de não haver mais padres na Irlanda, em breve

Padre irlandês fala sobre a crise vocacional na Irlanda e admite que em muito breve não haverá mais sacerdotes.

Redação (21 de setembro de 2020 10:19, Gaudium Press) O padre Baddy Byrne concedeu uma entrevista, para Sarah Mac Donald no independent.ie, onde trata sobre a crise vocacional, na Irlanda. Ele afirma que a situação “é insustentável”, pois “não temos ninguém vindo atrás de nós”.

Explicou que neste ano haverá  uma única ordenação sacerdotal, para as 26 dioceses do país. Ela será realizada pelo Arcebispo Michale Neary, para a Arquidiocese  de Tuam, na Basílica de Knock, Co Mayo.

A crise vocacional é abismal

O Padre Paddy exerce sua função paroquial em Abbeyleix e Ballyroan, e afirmou que – a crise vocacional-  é simplesmente “abismal”. Em sua entrevista fez notar que a crise de vocações ficou mais clara com a pandemia do Covid_19, pois com a falta de sacerdotes há padres que “continuam a doar-se abnegadamente”. Acontece que muitos deles, já bem depois dos 80 anos, estão assumindo plena responsabilidade, pelas gestão das paróquias.

O religioso, de quarenta e seis anos é o sacerdote mais jovem  da Diocese e lamenta: “na Irlanda rural, vimos a perda dos pubs, dos correios e muito em breve perderemos o padre”. Os comentários feitos na entrevista é de uma “pessoa apaixonada pelo ministério. E muito preocupada com o futuro”, afirmou.

O perigo é de não mais existir a presença do clero

Ele descreve o sacerdócio como “profundamente realizador”. O pároco que completará vinte anos desde a sua ordenação, e neste verão assumirá a responsabilidade por uma terceira paróquia.

Admitiu que muitos padres estavam “sem palavras ao falar sobre a crise vocacional”, que bate sobre a Irlanda”. O Pe. Paddy desabafou “é muito triste que estejamos chegando a um momento em que a presença do clero não existirá mais, a menos que façamos algo para trazer uma mudança real.”

Este ano houve duas ordenações episcopais em Achonry, dom Paul Dempsey e Dom Martim Hayes, contra uma sacerdotal.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas