Sacerdote Agostiniano torna-se novo prefeito dos Arquivos do Vaticano
Os Arquivos Apostólicos do Vaticano são o ponto central de coleta de todas as leis promulgadas pela Santa Sé, assim como da correspondência diplomática do Vaticano.
Cidade do Vaticano (05/07/2024 17:16, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, 5 de julho, o Papa Francisco nomeou o Padre Rocco Ronzani, de 46 anos, como o novo prefeito dos Arquivos Apostólicos do Vaticano.
Os Arquivos Apostólicos do Vaticano, chamados de Arquivos Secretos do Vaticano até outubro de 2019, são o ponto central de coleta de todas as leis promulgadas pela Santa Sé, assim como da correspondência diplomática do Vaticano.
O Vaticano anunciou ainda a nomeação, feita pelo Santo Padre, de Dom Sergio Pagano, ex-prefeito do Arquivo Apostólico do Vaticano, como assessor da Pontifícia Comissão para as Ciências Históricas.
Breve histórico do Padre Rocco Ronzani
Padre Ronazi pertence à Província Agostiniana da Itália. Cursou Filosofia e Teologia na Gregoriana de Roma e Patrística no Augustinianum. Concluiu seu doutorado em fevereiro de 2010 com uma tese sobre Filologia Patrística.
Em 2008 formou-se como paleógrafo-arquivista na ‘Scuola Vaticana di Paleografia, Diplomatica e Archivistica’. Atualmente ministra ‘Patrologia’ no Augustinianum e na Universidade Lateranense.
Desde 2009 é membro do Instituto Histórico da Ordem Agostiniana, da Associação Internacional de Estudos Patrísticos, da Associação Cultural Roma no Renascimento e coeditor da revista especializada ‘Analecta Augustiniana’. Também é conselheiro teológico da Congregação para as Causas dos Santos, desde 2014. Sua pesquisa concentra-se na antiguidade tardia, no início da Idade Média e na história dos agostinianos. (EPC)
Deixe seu comentário