Gaudium news > Russos ocupam igreja católica no leste da Ucrânia

Russos ocupam igreja católica no leste da Ucrânia

Ninguém pode entrar na Igreja Católica Santa Teresinha do Menino de Jesus, na cidade de Skadovsk.

Foto: radiomariaukraine/ Facebook

Foto: radiomariaukraine/ Facebook

Redação (27/08/2023 10:33, Gaudium Press) A Igreja Católica Santa Teresinha do Menino de Jesus, na cidade de Skadovsk, localizada na região de Kherson, no leste da Ucrânia, foi invadida por soldados russos no dia 22 de agosto. Em uma mensagem do bispo de Odessa-Simferopol, Dom Stanislav Szyrokoradiuk, intitulada Repressão contra os católicos no território ocupado!, publicada na página de radiomariaukraine/ Facebook, ele escreveu:

“Um grupo das forças especiais armadas, todos com os rostos cobertos e segurando armas, cercou a capela católica, arrombou a porta e invadiu a capela, iniciando uma busca.

“Os paroquianos foram informados de que se tratava de uma operação especial contra terroristas. Felizmente, não havia pessoas na capela, caso contrário estariam todos em cativeiro como terroristas. Ninguém está autorizado a entrar na capela, as buscas continuam e, por algum motivo, janelas foram quebradas.

“Acredito que eles encontrarão o que quiserem lá: armas, explosivos”, escreveu o bispo, citando uma prática comum dos russos – rotular instalações religiosas como local de atividades terroristas ou de tráfico de drogas apenas para confiscar propriedades e impedir a entrada dos fiéis.

“E o abade, Pe. Domingos, que partiu para a Polônia antes da guerra, foi acusado de ser o principal terrorista, sendo colocado na lista de procurados”. Outro sacerdote está agora à frente da paróquia, proibido de entrar na igreja, pois “simplesmente seria capturado e preso”.

“Como você pode ver, os métodos da KGB não mudaram”, continuou o bispo, lembrando a perseguição soviética às igrejas católicas romana e ucraniana sob o regime comunista.

“Por isso, peço a todos que rezem para que o bom Deus encurte os dias da obra do diabo e os dias de sofrimento do nosso povo”, concluiu Dom Stanislav Szyrokoradiuk.

As tropas russas estão na cidade de Skadovsk desde o início da invasão, em março de 2022.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas