Gaudium news > Rússia aceita pedido de desculpas do Vaticano por declarações do Papa

Rússia aceita pedido de desculpas do Vaticano por declarações do Papa

O Papa fez declarações a uma revista jesuíta dos Estados Unidos, na qual destacou a particular crueldade das tropas russas compostas por chechenos e buriates.

Foto: Marek Studzinski/ Unplash

Foto: Marek Studzinski/ Unplash

Redação (16/12/2022 15:15, Gaudium Press) O mundo inteiro clama por um bom acordo entre a Ucrânia e a Rússia e, por isso, dá muita esperança a notícia de que a Rússia aceitou um pedido de desculpas do Vaticano sobre as declarações feitas por Francisco nos últimos dias sobre o conflito.

Na entrevista à revista jesuíta, o Papa havia apontado a especial crueldade no conflito das tropas russas compostas por chechenos e buriates, povos russos de maioria muçulmana e budista, não cristãos.

Ontem, a porta-voz das Relações Exteriores Maria Zajárova disse que “foi recebida, por via diplomática, uma mensagem do Vaticano contendo uma declaração oficial em nome do secretário de Estado da Santa Sé, Pietro Parolin, em relação às mencionadas declarações do pontífice: a Secretaria de Estado do Vaticano apresenta seu pedido de desculpas ao lado russo”.

É, portanto, uma mensagem do Cardeal Parolin, que também afirma que “a Santa Sé respeita profundamente todos os povos da Rússia, sua dignidade, fé e cultura, assim como de outros países e povos do mundo”.

Nos últimos dias, a mesma porta-voz, Zajárova, havia se manifestado sobre uma possível mediação do Vaticano no conflito, dizendo que “os irmãos chechenos e buriates não ficariam contentes. Pelo que eu me lembre, não houve palavras de desculpas por parte do Vaticano.”

As novas declarações parecem indicar que o caminho está aberto para que o Vaticano seja palco de negociações.

Com informações Zenit

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas