Gaudium news > Rosto de Santa Ludmila é reconstruído mil anos depois de seu martírio

Rosto de Santa Ludmila é reconstruído mil anos depois de seu martírio

A reconstrução facial de Santa Ludmila, realizada pelo designer brasileiro Cícero Moraes, foi revelada no Palácio do Arquidiocesano de Praga.

Rosto de Santa Ludmila e reconstruido mil anos depois de seu martirio 1

República Tcheca – Praga (23/09/2021 15:44, Gaudium Press) O designer brasileiro Cícero Moraes, foi convidado para reconstruir o rosto de Santa Ludmila, martirizada há 1.100 anos, por ocasião de sua festa, celebrada no dia 18 de setembro na cidade de Tetin, proximidades de Praga.

Rosto de Santa Ludmila e reconstruido mil anos depois de seu martirio

Responsável pelo projeto já realizou 70 reconstruções faciais

Moraes já trabalhou em mais de 70 reconstruções faciais, incluindo 15 Santos e Beatos, como Santo Antônio de Pádua, Santa Rosa de Lima, São Valentim, Santa Paulina, São Teobaldo de Provins, Santa Catarina de Gênova.

O projeto de reconstrução facial de Santa Ludmila foi idealizado pelo geofisico tcheco Jiří Šindelář, pela Arquidiocese de Praga, pelo Gabinete do Presidente da República e pelos Cavaleiros de São Lázaro de Jerusalém.

Rosto de Santa Ludmila e reconstruido mil anos depois de seu martirio 2

Coleta de dados para a realização da reconstrução facial de Santa Ludmila

Para conseguir os dados do crânio da Santa, foi realizada uma tomografia no relicário onde o mesmo se encontra. Além disso, também foram utilizadas técnicas digitais na qual se extraiu a região de interesse. Para reconstruir o crânio, que conta apenas com sua parte superior, o brasileiro recebeu dados do antropólogo Emanuel Vlček que estudou os restos mortais da santa.

Com os dados em mãos, Cícero Moraes seguiu o seu projeto, aplicando a metodologia tradicional neste tipo de reconstrução, colocando os músculos principais na face, alguns marcadores estatísticos dos limites da pele e projeções do nariz e dos lábios. No dia 16 de setembro a reconstrução facial de Santa Ludmila foi revelada no Palácio do Arquidiocesano de Praga. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas