Roma refletirá sobre Amoris Laetitia, mas estará disposta a sanar dúvidas de uma década?
Em 19 de setembro de 2016, os cardeais Walter Brandmüller, Raymond Burke, Carlo Caffarra e Joachim Meisner apresentaram ao Papa Francisco cinco dubia, perguntas formuladas de modo a receber respostas afirmativas ou negativas.
Foto: Vatican News
Redação (07/10/2026 09:35, Gaudium Press) De 7 a 14 de outubro, o Vaticano volta a uma das questões mais delicadas e divisivas do pontificado de Francisco. Dez anos depois da publicação da Exortação Apostólica pós-Sinodal Amoris Laetitia, o Papa Leão XIV reúne em Roma os presidentes das conferências episcopais de todo o mundo e os responsáveis pelas Igrejas Católicas Orientais para perguntar não exatamente o que diz a exortação apostólica, mas o que a Igreja aprendeu tentando colocá-la em prática. A diferença parece sutil, mas pode ser decisiva.
O encontro, intitulado “Dez anos depois da Amoris Laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje”, começa nesta quarta-feira, 7 de outubro, e termina no dia 14. Segundo os dados detalhados apresentados pelo Vaticano, serão 187 participantes. As 115 conferências episcopais estarão representadas, normalmente por seus presidentes, assim como as 15 Igrejas Católicas Orientais sui iuris. Participarão ainda 11 casais ou famílias, especialistas, facilitadores e 22 convidados escolhidos pessoalmente por Leão XIV. A Santa Sé insiste em uma distinção importante: não se trata de um Sínodo nem da continuação de um Sínodo. A metodologia, porém, será claramente sinodal, com a chamada “conversa no Espírito”, trabalhos em pequenos grupos, momentos de escuta e intervenções em plenário.
O jesuíta Pe. Giacomo Costa, consultor da Secretaria Geral do Sínodo e responsável pela metodologia do encontro, definiu a reunião como uma espécie de “assembleia de avaliação”. E talvez essa seja a melhor chave para compreender o que acontecerá em Roma. Segundo Costa, dez anos depois, a pergunta fundamental já não é simplesmente o que a Amoris Laetitia diz, mas o que a Igreja aprendeu procurando vivê-la. Avaliar, explicou ele, não significa julgar o documento para aprová-lo ou condená-lo, mas examinar a experiência acumulada e perguntar quais novos passos devem ser dados.
Os participantes trabalharão sobre cinco grandes temas: a realidade, a beleza e os desafios das famílias de hoje; os jovens e a descoberta da vocação matrimonial; os primeiros anos da vida conjugal; o acompanhamento nas dificuldades da vida; e a família cristã como sujeito da missão da Igreja. É importante lembrar isso porque reduzir a Amoris Laetitia à controvérsia sobre divorciados em segunda união seria injusto com um documento de enorme amplitude, que trata também da preparação para o matrimônio, da educação dos filhos, da espiritualidade conjugal e da missão evangelizadora da família.
Mas seria igualmente ingênuo imaginar que a questão mais controversa desapareceu.
Pessoas divorciadas que contraíram uma nova união
Desde sua publicação, em abril de 2016, o capítulo VIII da Amoris Laetitia, especialmente a nota 351, tornou-se objeto de interpretações distintas sobre a possibilidade de acesso aos sacramentos por parte de pessoas divorciadas que contraíram uma nova união civil. Algumas dioceses e conferências episcopais adotaram critérios mais restritivos; outras entenderam que, depois de um processo de acompanhamento e discernimento, o acesso aos sacramentos poderia ser possível em determinados casos.
O próprio Francisco interveio na controvérsia, poucos meses depois da publicação da exortação. Em setembro de 2016, ao receber os critérios elaborados pelos bispos da região pastoral de Buenos Aires para a aplicação do capítulo VIII, afirmou que o documento explicitava corretamente o sentido do texto e acrescentou: “Não há outras interpretações”. Posteriormente, tanto os critérios argentinos quanto a carta do Papa foram publicados nos Acta Apostolicae Sedis como “Magistério autêntico”. Em 2023, o Dicastério para a Doutrina da Fé voltou a confirmar expressamente esse estatuto. Portanto, a discussão atual já não acontece exatamente no mesmo terreno de 2016.
Isso não significa, porém, que todas as perguntas levantadas naquela época tenham desaparecido.
Em 19 de setembro de 2016, os cardeais Walter Brandmüller, Raymond Burke, Carlo Caffarra e Joachim Meisner apresentaram ao Papa Francisco cinco dubia, perguntas formuladas de modo a receber respostas afirmativas ou negativas. Além da questão sacramental dos divorciados em nova união, os cardeais perguntavam sobre a permanência de normas morais absolutas e sobre a relação entre consciência, circunstâncias particulares e atos considerados intrinsecamente maus pela tradição moral católica. Não receberam uma resposta formal às cinco perguntas.
Dois dos signatários, Caffarra e Meisner, morreram em 2017. Brandmüller, aos 97 anos, e Burke, hoje com 78, continuam vivos. A relação de Burke com Roma também mudou sensivelmente desde a eleição de Leão XIV. Em 2023, Francisco retirou do cardeal americano alguns privilégios vaticanos, entre eles o direito a um apartamento subsidiado e seu estipêndio. Leão XIV, por sua vez, recebeu Burke em audiência privada em agosto de 2025. O conteúdo da conversa nunca foi divulgado oficialmente, portanto não é possível afirmar que tenham discutido a Amoris Laetitia. Pouco depois, porém, Burke recebeu autorização para celebrar novamente a Missa segundo o rito romano anterior à reforma litúrgica no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. São sinais de uma mudança de clima, embora não necessariamente de uma orientação doutrinal.
A própria mensagem de Leão XIV para o décimo aniversário da Amoris Laetitia, publicada em 19 de março, ajuda a compreender a posição adotada pelo novo pontificado. O Papa descreveu a exortação como uma “luminosa mensagem de esperança” sobre o amor conjugal e a vida familiar e afirmou que ela favoreceu uma reflexão e uma “conversão pastoral” na Igreja. Foi nessa mensagem que anunciou a convocação do encontro de outubro, propondo um discernimento sinodal que leve em consideração aquilo que já está sendo realizado nas Igrejas locais.
Não há, portanto, até aqui, qualquer indicação de que Leão XIV pretenda revisar formalmente a Amoris Laetitia. Ao contrário. O resultado dos trabalhos será condensado em um relatório, examinado por uma comissão com representantes da assembleia e discutido no último dia. Depois, será entregue ao Papa e publicado como documento de trabalho. A própria organização esclareceu que esse texto não pretende substituir a exortação de Francisco.
Isso não torna o encontro irrelevante. Talvez seja justamente o contrário.
Documentos magisteriais não existem no vazio. Sua aplicação cria práticas pastorais, interpretações, dificuldades e precedentes. Quando representantes de todas as conferências episcopais são convidados a colocar sobre a mesa dez anos dessas experiências, a discussão deixa de ser apenas sobre uma nota de rodapé escrita em 2016. Passa a ser também sobre aquilo que aconteceu depois dela.
E é aqui que a presença dos Estados Unidos chama particularmente a atenção.
A presença de americanos
Além do arcebispo Paul Coakley, que participa por ser presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, quatro dos 22 participantes escolhidos pessoalmente por Leão XIV são americanos: os cardeais Blase Cupich, Joseph Tobin e Robert McElroy e o bispo Daniel Flores. Nenhum outro país recebeu quatro convites pessoais do Papa. Canadá, China, Itália e o próprio Estado da Cidade do Vaticano tiveram dois convidados cada. Brasil, México e Filipinas, apesar do enorme peso de suas populações católicas, tiveram apenas um cada.
A escolha merece atenção, mas também prudência na interpretação. Cupich, Tobin e McElroy estiveram entre as vozes americanas mais receptivas às prioridades pastorais de Francisco, inclusive no modo de compreender a Amoris Laetitia. Flores, por sua vez, desempenhou papel importante no processo sinodal americano, e é referência para o tema da acolhida aos migrantes. Coakley chega a Roma não como escolha pessoal adicional do Papa, mas como representante institucional do episcopado dos Estados Unidos e precisará da experiência dos seus pares para tomar as decisões pertinentes.
Não sabemos se Leão XIV pretende enviar, com essa composição, uma mensagem específica à Igreja de seu país natal. Mas é difícil ignorar o peso concedido ao episcopado americano justamente em um tema que, nos Estados Unidos, esteve ligado a debates intensos sobre disciplina sacramental, consciência, “coerência eucarística” e a relação entre doutrina e acompanhamento pastoral.
Consequências na vida concreta da Igreja
Há ainda uma novidade metodológica que talvez seja mais importante que qualquer lista de participantes. O encontro não pretende buscar simplesmente uma nova formulação doutrinal. O método escolhido procura ouvir experiências diferentes sem exigir que todas sejam imediatamente reduzidas a uma prática uniforme. A pergunta, portanto, não parece ser: “Devemos reescrever a Amoris Laetitia?”. A pergunta é outra: depois de dez anos, o que sua aplicação produziu na vida concreta da Igreja?
É precisamente aí que o encontro pode se tornar importante.
Se a resposta for que determinadas experiências pastorais deram bons frutos, elas poderão ganhar maior peso no futuro. Se outras produziram confusão, contradições ou dificuldades, também deveriam ser colocadas honestamente sobre a mesa. Uma verdadeira avaliação pastoral não pode servir apenas para confirmar o caminho já percorrido. Precisa também ser capaz de reconhecer seus limites.
Leão XIV parece, até agora, preferir essa forma de governo: menos proclamações sobre rupturas, mais processos de escuta, discernimento e consolidação. Isso pode permitir que diferenças sejam tratadas sem transformar cada controvérsia em uma batalha eclesial. Contudo, traz também um risco: quando questões doutrinais e pastorais permanecem durante muito tempo submetidas a interpretações locais diferentes, a diversidade pode deixar de ser apenas pastoral e começar a ser percebida pelos fiéis como uma contradição.
Por isso, dez anos depois, o verdadeiro desafio talvez não seja decidir quem “venceu” a disputa sobre a Amoris Laetitia. Tampouco parece provável que Roma ressuscite formalmente as cinco dubia de 2016 para respondê-las uma a uma.
A questão mais profunda é saber se uma Igreja que deseja acolher situações humanas cada vez mais complexas consegue fazê-lo sem tornar menos compreensível aquilo que ensina sobre o matrimônio, a consciência, o pecado, a graça e os sacramentos.
A Amoris Laetitia completa dez anos sem ser reescrita. Entretanto, a história de sua interpretação continua sendo escrita nas dioceses, nas paróquias e agora, durante uma semana, na Sala Paulo VI.
Talvez por isso o encontro desta semana mereça tanta atenção. Roma não está reabrindo simplesmente um documento. Está reabrindo uma pergunta que, na realidade, nunca chegou a ser completamente respondida: depois de dez anos de experiências diferentes, como conciliar misericórdia pastoral, unidade da Igreja e clareza doutrinal sem sacrificar nenhuma das três?
Por Rafael Ribeiro





Deixe seu comentário