Gaudium news > Roma: Igreja Santa Maria Consolatrice recebe batina de Bento XVI

Roma: Igreja Santa Maria Consolatrice recebe batina de Bento XVI

Para comemorar o vínculo especial entre esta comunidade e o Papa Bento XVI, foi colocada uma placa comemorativa e Dom Georg Gänswein entregou à paróquia uma batina que pertenceu a Bento XVI.

Foto: Vatican media

Foto: Vatican media

Redação (19/03/2023 11:18, Gaudium Press) Bento XVI, por ocasião de sua primeira visita como papa a uma paróquia romana – Santa Maria Consolatrice al Tiburtino – pronunciou as seguintes palavras em 18 de dezembro de 2005:

“Esta minha visita a Santa Maria Consolatrice, a primeira paróquia romana que visitei desde que o Senhor me chamou para ser Bispo de Roma, é para mim, num sentido muito real e concreto, um regresso a casa. Lembro-me muito bem daquele dia 15 de outubro de 1977, quando tomei posse desta minha igreja titular [….]. Desde então, nosso vínculo mútuo tornou-se progressivamente mais forte, mais profundo”.

Para comemorar este vínculo especial entre a comunidade e o Papa Emérito, falecido no dia 31 de dezembro, foi colocada uma placa comemorativa neste domingo, dia 19 de março, a qual Dom Georg Gänswein abençoou no final da celebração que presidiu na igreja paroquial. Ele também entregou à paróquia uma batina que pertenceu a Bento XVI.

“Nesta igreja, ele se sentia em casa, em família, como pai de uma bela, grande e proveitosa família. Tanto que no Natal, por exemplo, vinha trazer doces da Baviera”, recordou Dom Gänswein em sua homilia.

Em sua memória, inúmeras também fotos serão expostas numa sala montada como museu que recordam as numerosas ocasiões em que o Cardeal Ratzinger esteve nesta igreja.

O pároco, Dom Luigi Lani, ressaltou que “realmente esta era a sua casa romana. Como cardeal titular estava frequentemente aqui, conhecia muito bem esta comunidade, da qual sempre se lembrava com carinho e saudade. Aqui, muitos paroquianos recordam-no através de vários episódios. Antes de celebrar a missa, ainda na sacristia, sempre parava para conversar com os acólitos, perguntando seus nomes e como estavam na escola.

“Ele também nos deu um belo cálice e um cibório, alguns livros e valiosas publicações. Um ano, no Natal, ele doou uma quantia à Caritas paroquial. São pequenos gestos, mas sinal de muita atenção. Muitas pessoas têm uma memória viva e comovente do Papa Emérito.

“A presença de Dom Georg Gänswein é ainda um atestado de afeto e de oração pelo Papa Bento XVI, para lhe agradecer os dons que nos deu e continua a nos dar”, enfatizou Dom Luigi Lani.

Com informações diocesidiroma.it.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas