Gaudium news > Revista “La Civiltà Cattolica” terá novo diretor

Revista “La Civiltà Cattolica” terá novo diretor

O Padre Antonio Spadaro, SJ, que liderou a revista jesuíta “La Civiltà Cattolica” desde 2011, foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir o cargo de subsecretário do Dicastério para a Cultura e a Educação

Revista La Civilta Cattolica sera publicada em portugues do Brasil 2

Redação (14/09/2023 16:00, Gaudium Press) Com a nomeação do Papa, Padre Spadaro está se despedindo de seu papel como diretor-chefe, já no dia 16 de setembro. O Padre Nuno da Silva Gonçalves, SJ, assumirá a liderança da revista no próximo 1º de outubro.

O novo editor-chefe de “La Civiltà Cattolica” foi nomeado pelo Padre Arturo Sosa Abascal, Superior Geral da Companhia de Jesus. O novo diretor enviou uma mensagem aos assinantes e leitores da revista católica assegurando-lhes que eles são o ponto central do trabalho da revista. Ele ressaltou também a importância em estreitar os laços e conhecer mais profundamente os leitores.

Padre Nuno da Silva Gonçalves deseja oferecer através de La Civiltà Cattolica: “uma mensagem de esperança, engajada numa leitura cristã do mundo de hoje e com os olhos postos no futuro”, explicou ele.

Marcos históricos da revista

O próximo número de La Civiltà Cattolica de número 4.158, que aparecerá no próximo 16 de setembro, vai conter a despedida do Padre Spadaro. Em seus mais de dez anos na direção da revista jesuíta, Pe. Spadaro cruzou vários marcos importantes da história da revista como a publicação do número 4.000 e a celebração dos 170 anos da fundação da revista, além de ampliar a publicação em outros idiomas, que atualmente são oito: chinês, coreano, inglês, espanhol, francês, japonês, russo, português.

Em suas palavras de despedida, Pe. Spadaro escreve: “Concluo o meu serviço com enorme gratidão pela experiência vivida e transmito a minha responsabilidade com certo alívio, mas também com um toque de nostalgia por uma tarefa realizada com paixão que me permitiu viver anos maravilhosos e trabalhar junto com meus irmãos jesuítas na equipe editorial e em todo o mundo – mais de 200 pessoas – que trabalharam duro para fazer de La Civiltà Cattolica uma publicação verdadeiramente especial.”

Dicatério da Cultura e da Educação

Atualmente, o Dicastério da Cultura e da Educação da Santa Sé é presidido pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça e pelo secretário Monsenhor Giovanni Cesare Pagazzi.

O Dicastério é composto por duas seções distintas: a primeira é a Secção para a Cultura, que tem como objetivo promover a cultura, apoiar a animação pastoral e valorizar o patrimônio cultural. A segunda é a Secção para a Educação, responsável por desenvolver os princípios fundamentais da educação em relação às escolas, institutos de estudos superiores e institutos de pesquisa católicos e eclesiásticos.

La Civiltà Cattolica

A revista quinzenal La Civiltà Cattolica é uma revista católica dirigida pela Companhia de Jesus. Ela foi fundada em 1850 na cidade italiana de Nápoles e logo transferida para Roma.

O Papa Francisco considera que La Civiltà Cattolica teve o mérito de atravessar uma época cheia de acontecimentos e fatos marcantes e descreveu a missão da revista como sendo a de se dirigir a todos em um “mundo fragmentado, marcado por feridas e sedento por cura, paz e reconciliação.” (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas