Relíquia do ‘Precioso Sangue’ que foi furtada na França, é restituída na Holanda
A relíquia do Precioso Sangue de Cristo que fica na abadia francesa de Fécamp foi finalmente devolvida pelos ladrões que a furtaram no passado mês de junho
Redação (20/07/2022 10:15, Gaudium Press) A relíquia do Precioso Sangue foi furtada da abadia de Fécamp, na França, no dia 2 de junho de 2022
Na madrugada do dia 1° para o dia 2 de junho, o relicário foi roubado, algumas semanas antes da celebração da Missa do Precioso Sangue.
Além do relicário, outros objetos litúrgicos foram também roubados. Em razão da importância da relíquia e das qualidades artísticas do relicário, a polícia especializada contra o tráfico de objetos culturais foi acionada.
Primeiros contatos com os ladrões
Felizmente, o furto da relíquia não durou muito tempo. No começo de julho de 2022, os bandidos deixaram a relíquia na casa de uma pessoa que decidiu fazer um primeiro contato com o famoso detetive de artes, o holandês Arthur Brand, de 52 anos.
Através de um e-mail, o detetive foi informado que os bandidos queriam restituir a relíquia. Alguns dias depois, uma entrtega foi depositada na frente da casa do detetive, que se surpreendeu ao descobrir o relicário e os outros objetos furtados no interior da encomenda.
A autenticidade do relicário ainda precisa ser confirmada por expertos de arte, mas segundo o parecer de Arthur Brand, é muito difícil que uma cópia de um relicário medieval tenha sido fabricada em tão pouco tempo.
I recovered the legendary ‘Blood of Jesus’ of Fécamp (‘Précieux Sang’), one of the oldest and holiest relics of the Catholic Church. Said to contain blood drops of Jesus Christ, collected in the Holy Grail from his wounds at the Cross. Stolen on June 2nd 2022 in France. AMEN! pic.twitter.com/YhgK8RaUaf
— Arthur Brand (art detective) (@brand_arthur) July 12, 2022
Restituição de obras de arte e investigação policial
O detetive afirmou ainda que apenas 8% das obras de arte roubadas são restituídas. O que faz desta restituição um verdadeiro acontecimento.
Além disso, Arthur disse que “ter o Santo dos santos em casa é uma espécie de ‘maldição'”. Os bandidos nunca encontrariam um comprador e, tampouco, poderiam devolver a relíquia diretamente na abadia por causa das câmeras de segurança.
O relicário está atualmente em possessão da polícia holandesa que iniciou uma investigação por furto.
Os investigadores buscam por vestígios de digitais ou DNA, embora a relíquia seja tocada por fiéis desde o século XIII…
Após o fim das investigações, a polícia holandesa vai devolver o relicário à abadia de Fécamp, na França.
A relíquia do Precioso Sangue
A Tradição conta que a relíquia do Precioso Sangue contém algumas gotas de sangue de Jesus Cristo, recolhidas durante a crucifixão.
Acredita-se que José de Arimatéia tenha recolhido algumas gotas de sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, após ter descido o corpo da Cruz.
O relicário que abriga a relíquia é uma pequena obra de arte medieval. Feito em ouro,o relicário tem o formato de uma igreja no estilo antigo.
A pequena urna mede cerca de 30 centímetros e contém dois pequenos frascos com as gotas de sangue.
A relíquia ficou muito conhecida graças a uma bula do Papa Clemente V, de 1310, concedendo indulgência aos peregrinos que visitassem a capela da relíquia. (FM)
Deixe seu comentário