Gaudium news > Religiosos dominicanos ensinam canto litúrgico através do Youtube

Religiosos dominicanos ensinam canto litúrgico através do Youtube

Inglaterra – Londres (Quinta-feira, 05-03-2020, Gaudium Press) Dois religiosos dominicanos, os Irmãos Stefan Ansinger e Alexandre Frezzato, conquistaram o impacto no mundo da música litúrgica ao criar um canal na rede social Youtube, OPChant, na qual de maneira gratuita oferecem aulas de Canto ‘Ordo Praedicatorum’, um tipo de canto litúrgico empregado tradicionalmente por sua comunidade religiosa. As lições são acompanhadas por acesso às partituras, o que permitiu à seguidores aficcionados e profissionais conhecer melhor esta forma de arte sacra.

“Temos aqui um tesouro que nos une àqueles que nos precedem e que deram suas vidas por Cristo em nossa Ordem. É nossa vez de transmiti-lo!”, dizem os Irmãos Stefan Ansinger e Alexandre Frezzato.

“Temos aqui um tesouro que nos une àqueles que nos precedem e que deram suas vidas por Cristo em nossa Ordem. É nossa vez de transmiti-lo!”, dizem os Irmãos Stefan Ansinger e Alexandre Frezzato.

Apesar do trabalho dos religiosos ter sido iniciado em 2019, os frades já elaboraram mais de 41 vídeos educativos e adotaram o costume de elaborar um novo vídeo semanalmente, pelo qual a coleção crescerá em 52 vídeos cada ano. Os religiosos empregam templos de mosteiros para oferecer suas aulas virtuais, de forma que os estudantes podem apreciar a rica acústica fornecida pela arquitetura sacra católica.

A ideia surgiu como uma forma de apoiar a coros gregorianos na Inglaterra e Estados Unidos, mas cresceu até atrair mais de 15 mil inscritos e envolver a numerosas comunidades monásticas que recebem a visita dos frades para novas aulas. Os religiosos destes mosteiros também assessoram espontaneamente aos professores com sua experiência no Culto Divino para melhorar o canto. “A quantidade de comentários positivos de todas as partes é muito impressionante, mostra que estamos respondendo a uma necessidade atual”, comentou o Irmão Alexandre a Catholic Herald.

As lições foram projetadas para pessoas com qualquer nível de conhecimento musical e são fornecidas também em língua inglesa para aproximar os conteúdos do latim original aos fiéis. “Muitos dos Irmãos maiores estão muito contentes de que haja Irmãos menores que estão redescobrindo esta tradição”, celebrou o Irmão Stefan.

“O que também me toca é a consciência da história; através desta canção sagrada, que permaneceu igual, que acompanhou a oração comum dos Irmãos, amando ao Senhor juntos, estudando juntos”, concluiu o Irmão Alexandre. “Temos aqui um tesouro que nos une àqueles que nos precedem e que deram suas vidas por Cristo em nossa Ordem. É nossa vez de transmiti-lo!”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas