Gaudium news > Redentoristas celebram os 200 anos da morte de São Clemente com tríduo no Santuário de Aparecida

Redentoristas celebram os 200 anos da morte de São Clemente com tríduo no Santuário de Aparecida

As celebrações, que ocorrerão na Basílica de Aparecida (SP), encerram o Ano Clementino, vivido desde março de 2020 pela Família Redentorista

Sao Clemente Maria Hofbauer 1

São Paulo – Aparecida (09/03/2021 14:31, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida iniciou nesta terça-feira, 09 de março, o Tríduo em comemoração pelos 200 anos da morte de São Clemente Maria Hofbauer. As celebrações, que ocorrerão na Basílica de Aparecida (SP), encerram o Ano Clementino, vivido desde março de 2020 pela Família Redentorista.

“Durante todo este ano, a Congregação do Santíssimo Redentor vem sempre falando e estudando a vida de São Clemente. Agora, queremos concluir este período com esse Tríduo e Festa, fechando com chave de ouro este ano tão importante onde refletimos a vida e a missão de São Clemente”, explicou o Padre Eduardo Ribeiro, prefeito de igreja do Santuário Nacional.

Sao Clemente Maria Hofbauer 3

Programação do Tríduo e da festa de São Clemente Maria Hofbauer

Entre os dias 09 a 11 de março serão celebradas quatro missas diárias (às 6h45, 9h e 12h, na Basílica Nova; às 18h na Basílica Velha). Durante essas cerimônias, presididas por Missionários Redentoristas da Província de São Paulo, serão meditados temas importantes da trajetória de São Clemente.

Na próxima sexta-feira, 12, data na qual se comemora a Festa de São Clemente Maria Hofbauer, serão celebradas diversas Missas às 6h45, 12h e 18h. A celebração principal ocorrerá às 9h no Altar Central da Basílica, sendo presidida pelo superior provincial da Unidade Redentorista de São Paulo, Padre Marlos Aurélio da Silva.

Sao Clemente Maria Hofbauer 2

São Clemente Maria Hofbauer

São Clemente Maria Hofbauer nasceu na República Tcheca na metade do século XVIII, entretanto, a maior parte de seu ministério sacerdotal ocorreu em Varsóvia e São Beno, na Polônia, e em Viena, na Áustria, onde é considerado padroeiro. A Congregação Redentorista, que até então estava presente apenas na Itália, deve ao apostolado de São Clemente sua expansão para o território austríaco e para a Polônia.

“Santo Afonso é o fundador da Congregação, mas São Clemente levou o carisma redentorista para fora do território italiano. Isso fez com que a Congregação Redentorista expandisse mais seus trabalhos. Por isso, ele é considerado um segundo fundador dos Missionários Redentoristas”, conta o Padre Eduardo Ribeiro.

O Papa Leão XIII beatificou São Clemente Hofbauer no dia 29 de janeiro de 1888. A canonização ocorreu no dia 20 de maio de 1909. O Santo recebeu o título de Apóstolo e Patrono de Viena concedido em 1914 pelo Papa São Pio X. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas