Gaudium news > Redentoristas celebram os 150 anos da proclamação de Santo Afonso como Doutor da Igreja

Redentoristas celebram os 150 anos da proclamação de Santo Afonso como Doutor da Igreja

Este título foi concedido ao fundador da Congregação do Santíssimo Redentor por sua grande contribuição para a compreensão e vivência da doutrina católica.

Redentoristas celebram os 150 anos da proclamacao de Santo Afonso como Doutor da Igreja 2

Redação (23/03/2021 09:14, Gaudium Press) No dia de hoje, 23 de março, há 150 anos, Santo Afonso Maria de Ligório era proclamado pelo Beato Papa Pio IX como Doutor da Igreja. O título foi concedido ao fundador da Congregação do Santíssimo Redentor por sua grande contribuição para a compreensão e vivência da doutrina católica.

O superior provincial da Unidade Redentorista de São Paulo, Padre Marlos Aurélio ressalta que “Santo Afonso é um homem que marcou seu tempo e sua história, por isso recebeu o título de Doutor da Igreja. Sua vida toda fala de evangelização, do anúncio da misericórdia de Deus e do amor à Maria”.

Redentoristas celebram os 150 anos da proclamacao de Santo Afonso como Doutor da Igreja 3

Título de Doutor recebido em tempo recorde

O título de Doutor da Igreja veio 32 anos depois de sua canonização e 84 anos após a sua morte, um tempo recorde. Dos 36 atuais Doutores da Igreja, ninguém recebeu a titulação em tão pouco tempo depois do falecimento. Esse fato demonstra a grande importância dos escritos de Santo Afonso.

A popularidade do Santo pode explicar essa rapidez no processo. Após sua canonização, suas obras dogmáticas e ascéticas foram traduzidas para diversos idiomas e espalhadas por diversos países, chegando a ser indicados pelo Vaticano para a formação dos sacerdotes.

O pedido de doutoramento de Santo Afonso chegou ao Papa Pio IX através de uma petição endossada pelo clamor popular e por Bispos do mundo inteiro, que se mostraram favoráveis à titulação. No dia 11 de março de 1871, a Congregação dos Ritos – atual Congregação para as Causas dos Santos – emitiu parecer favorável ao pedido, que foi confirmado no dia 23 do mesmo mês por Pio IX. A titulação foi ratificada em cerimônia celebrada no dia 07 de julho do mesmo ano.

Redentoristas celebram os 150 anos da proclamacao de Santo Afonso como Doutor da Igreja 4

Congregação do Santíssimo Redentor

A obra de Santo Afonso é continuada pela Congregação do Santíssimo Redentor, os Redentoristas, família religiosa fundada por ele e que atualmente está presente em 82 países do mundo. “As nossas Constituições afirmam que evangelizar é a meta fundamental de todo Redentorista. É uma herança que recebemos de Santo Afonso e que caracteriza nossa Congregação. Como filhos de Afonso, temos a missão de primar por uma vida de compromisso com Jesus e os irmãos”, ressalta o Padre Marlos.

Os Missionários Redentoristas possuem quase cinco mil membros espalhados pelo mundo, tendo uma forte presença no Brasil, país no qual se encontra a maior parte dos sacerdotes e religiosos ligados à Congregação.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos Redentoristas estão: o cuidado pastoral e administrativo de grandes centros de peregrinações, como o Santuário Nacional de Aparecida; a evangelização através dos meios de comunicação, por meio de impressos, rádios, televisão e internet; além de obras sociais que beneficiam milhares de pessoas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas