Gaudium news > Reconstrução de Notre-Dame de Paris revela segredos da Catedral francesa

Reconstrução de Notre-Dame de Paris revela segredos da Catedral francesa

No local de reconstrução do pináculo, foram encontrados numerosos sarcófagos e outros objetos cobertos por uma camada de pedra que data do século XVIII.

Reconstrucao de Notre Dame de Paris revela segredos da Catedral francesa 1

França – Paris (19/04/2022 15:38, Gaudium Press) Três anos após o trágico incêndio que destruiu parte da catedral de Notre-Dame de Paris, escavações arqueológicas revelaram segredos escondidos debaixo da catedral francesa. No local de reconstrução do pináculo, foram encontrados numerosos sarcófagos e outros objetos cobertos por uma camada de pedra que data do século XVIII.

Abaixo disso, foram descobertas muitas sepulturas de diferentes camadas, indicando que o local foi usado como cemitério por um longo período de tempo. As sepulturas datam do século XIV e repousam em solos que podem remontar o início do século XIII. Este impressionante trabalho de escavação, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP), foi concluído no dia 8 de abril.

Reconstrucao de Notre Dame de Paris revela segredos da Catedral francesa 2

Trabalho arqueológico

Nesta, que é a última etapa da restauração, será necessário erguer andaimes para alcançar a torre queimada da catedral. Entretanto, antes disso, arqueólogos tiveram que examinar o local em busca de artefatos que pudessem ser danificados.

Equipes de arqueólogos se esmeraram para preservar a parte arquitetura que desmoronou e mapear cada pedaço do histórico templo e do material encontrado durante este trabalho preventivo. O INRAP já atua na recuperação do templo desde 15 de abril de 2019, exatamente no dia seguinte ao incêndio.

Reconstrucao de Notre Dame de Paris revela segredos da Catedral francesa 3

Elementos lapidários policromados

No interior do edifício também foram revelados vestígios inestimáveis, incluindo o antigo biombo perdido e seus elementos lapidários policromados. Construído por volta de 1230, o recinto monumental que separava o coro da nave havia sido destruído no início do século XVIII para atender aos novos usos litúrgicos.

Estes elementos lapidários estão fragmentados, esculpidos e policromados, formando figuras e elementos arquitetônicos religiosos. “Uma primeira análise estilística das decorações vegetais, da forma de representar os rostos, os cabelos, os drapeados permite-nos considerar uma datação ao século XIII” , assegura o INRAP.

Reconstrucao de Notre Dame de Paris revela segredos da Catedral francesa

Sarcófago do século XIII

O Ministério da Cultura da França confirmou a descoberta de um sarcófago de chumbo em forma humana datado do século XIV e completamente preservado. Ainda não se sabe quem foi sepultado ali, mas acredita-se que fosse um alto dignitário ou alguém da elite social na época, por conta das características e a localização do sarcófago (no transepto da catedral).

O sarcófago será enviado em breve para exame no Instituto Forense de Toulouse e o INRAP já demonstrou interesse em abrir esta sepultura. De acordo com Christophe Besnier, gerente científico das escavações, “patologistas forenses e cientistas abrirão o sarcófago lá para estudar os ossos do falecido e outros objetos. Eles identificarão seu sexo e seu estado de saúde, e terão que ‘refinar’ por carbono-14 datando uma cronologia ainda incerta”.

Reconstrucao de Notre Dame de Paris revela segredos da Catedral francesa 4

Reabertura da Catedral de Notre-Dame

Após as descobertas, o solo da Catedral de Notre-Dame foi aterrado para dar lugar aos trabalhadores, que farão o trabalho de concretagem do terreno para depois erguer o enorme andaime que será usado para reconstruir a torre. O presidente Emmanuel Macron prometeu que a Catedral francesa será reaberta no ano de 2024, ocasião na qual Paris sediará os Jogos Olímpicos de Verão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas