Gaudium news > Raro manuscrito de São Bernardino de Sena é doado ao Vaticano

Raro manuscrito de São Bernardino de Sena é doado ao Vaticano

Trata-se de um raro manuscrito, até então desconhecido, datado do ano de 1400, e que será guardado na Biblioteca Apostólica do Vaticano.

Raro manuscrito de Sao Bernardino de Sena e doado ao Vaticano

Cidade do Vaticano (04/05/2021 11:01, Gaudium Press) A Fundação “Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão” doou ao Vaticano um raro manuscrito de São Bernardino de Sena datado do ano de 1400.

Segundo o Arcebispo Cesare Pasini, prefeito da biblioteca, trata-se de um rígido códice de mais de 440 páginas, “escrito não muito depois de 1423 em um minúsculo script semigótico com elementos ocasionais em tinta vermelha (iniciais e rubricas)”.

Raro manuscrito de Sao Bernardino de Sena e doado ao Vaticano 2

Documento raro

O prelado explica ainda que o documento “é uma das raras testemunhas de uma coleção, transmitida, pelo que se sabe, apenas por três outros exemplares, respectivamente preservados na Biblioteca ‘Medicea Laurenziana’ de Florença, na Biblioteca Ambrosiana de Milão e na Biblioteca Municipal em Assis”.

O documento, até então desconhecido, será guardado na Biblioteca do Vaticano ao lado de outros manuscritos de São Bernardino, onde poderá ser consultado e estudado. A instituição da Santa Sé é um dos lugares onde há maior quantidade de material preservado de autoria do santo.

Raro manuscrito de Sao Bernardino de Sena e doado ao Vaticano 3

Fervoroso pregador

São Bernardino de Sena propagou a devoção ao nome de Jesus, viajando pelo centro e norte da Itália e pregando por toda parte. Suas pregações atraiam multidões de pessoas que eram convidadas à conversão. O Santo via na pregação concreta e simples, sua vocação e seu dever. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas