Gaudium news > Quem são os Santos e Beatos Patronos da JMJ Lisboa 2023?

Quem são os Santos e Beatos Patronos da JMJ Lisboa 2023?

O evento conta com 13 patronos, Santos, Santas e Beatos, que são apresentados como referências à comunidade participante do encontro internacional de jovens.

Quem sao os Santos e Beatos Patronos da JMJ Lisboa 2023

Foto: Divulgação/Facebook Jornada Mundial da Juventude.

Lisboa – Portugal (02/08/2023 16:48, Gaudium Press) A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 foi iniciada na última terça-feira, 1º de agosto, com uma Santa Missa de abertura presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, de Cardeais, Bispos, sacerdotes e milhares de jovens provenientes de diversos países.

O evento conta com 13 patronos, Santos, Santas e Beatos, que são apresentados como referências à comunidade participante do encontro internacional de jovens. Segundo o Patriarca de Lisboa, para esta edição do evento foram escolhidos personagens nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude e que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”.

Santos padroeiros da JMJ Lisboa 2023

Nossa Senhora é a padroeira por excelência da JMJ, assim como São João Paulo II, fundador desta iniciativa que reúne milhões de jovens dos cinco continentes. Junto a eles estão outros Santos e Santas que se dedicaram ao serviço da juventude, tais como São João Bosco, “padroeiro da juventude”, e São Vicente, diácono e mártir do século IV.

Dentre os Santos nascidos em Lisboa estão: Santo Antônio, religioso franciscano nascido em por volta de 1190; São Bartolomeu dos Mártires, dominicano e Arcebispo de Braga; e São João de Brito, jesuíta, partiu para a Índia anunciar o Evangelho.

Já entre os Bem aventurados estão: Joana de Portugal, filha do rei Afonso V; João Fernandes, jovem jesuíta martirizado quando se dirigia para a missão no Brasil; Maria Clara do Menino Jesus; Marcel Callo; Chiara Badano; e Carlo Acutis. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas