Gaudium news > Quem sabe ler, leia-o!

Quem sabe ler, leia-o!

São Francisco de Assis, com a linguagem característica dos santos e dos verdadeiros pastores, adverte sobre as desventuras do pecado e daquele que morre na inimizade com Deus. Praticar os mandamentos é necessário, pois o tribunal de Cristo pedirá contas no dia em que menos se espera.

são francisco de assis

Redação (30/08/2021 13:11, Gaudium Press) “Malditos os que se apartam de teus mandatos (Sl 118, 21). Veem e conhecem, sabem e fazem o mal, e eles mesmos perdem suas almas. Vede, cegos, enganados por vossos inimigos, pela carne, pelo mundo e pelo diabo, que ao corpo vos é doce cometer o pecado e vos é amargo fazê-lo servir a Deus; porque todos os vícios e pecados saem e procedem do coração dos homens, como diz o Senhor no Evangelho (cf. Mc 7, 21).

Nada tendes neste século nem no futuro e pensais possuir por longo tempo as vaidades deste século, porém, estais enganados! Pois virá o dia e a hora em que não pensais, não sabeis e ignorais; enferma-se o corpo, se aproxima a morte e assim se morre de morte amarga. E onde quer, quando quer, e como quer que morra o homem em pecado mortal sem penitência nem satisfação, se podendo satisfazer não satisfaz, o diabo arrebata sua alma de seu corpo com tanta angústia e tribulação, que ninguém pode sabê-lo senão o que as sofre; e todos os talentos, poder, ciência e sabedoria que pensavam ter lhes é tirado (cf. Lc 8, 18; Mc 4, 25). (…) Os vermes comem seu corpo, e assim aqueles que perderam o corpo e a alma, neste breve século, irão ao inferno, onde serão atormentados sem fim.

A todos aqueles a quem cheguem estas letras, lhes rogamos, na caridade que é Deus (cf. 1Jo 4, 16), que recebam benignamente, com amor divino, as sobreditas odoríferas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo. E os que não sabem ler, façam com que lhes sejam lidas muitas vezes; e retenham-nas consigo junto com obras santas até o fim, porque são espírito e vida (Jo 6, 64). E os que não fizerem isto, terão que dar contas no dia do juízo (cf. Mt 12, 36), ante o tribunal de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Rm 14, 10)”.

Por Cícero Leite


De uma “Carta aos Fiéis”, de São Francisco de Assis.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas