Gaudium news > Que vieste fazer na Religião?

Que vieste fazer na Religião?

Quantos desvios, quantas misérias! Como a Igreja Católica teria menos problemas se aqueles que entraram para servi-la como clérigos e religiosos se lembrassem de que são… religiosos!

 Redação (26/08/2021 09:23, Gaudium Press) É muito útil empregar o meio de que se servia Santo Bernardo. Tinha sempre no coração, e muitas vezes nos lábios, esta pergunta que fazia a si mesmo: “Bernardo, Bernardo, que vieste fazer na Religião?”.

Assim todo religioso deveria dizer continuamente: deixei o mundo e todas as vantagens que ele me oferece para vir ao convento me santificar, e agora, que é que faço? Oh, como este pensamento de ter deixado o mundo para se santificar é próprio para despertar o religioso e inspirar-lhe a coragem necessária para progredir e superar os obstáculos que se encontram no seu estado!

Que o religioso diga, pois, consigo mesmo: De que me servirá ter deixado o mundo, ter-me encerrado entre quatro paredes e privado da liberdade, se, longe de me santificar, me exponho, por uma vida tíbia e relaxada, ao perigo de condenar-me?

Por Cícero Leite


Do livro “O religioso santificado”, de Santo Afonso Maria de Ligório

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas