Gaudium news > Existe um dia certo para montar a árvore de Natal?

Existe um dia certo para montar a árvore de Natal?

A montagem da árvore de Natal representa o início do tempo litúrgico do Advento, que são as quatro semanas de preparação para o nascimento de Jesus.

Arvore de Natal

Foto: Pixabay.

Redação (27/11/2023 17:01, Gaudium Press) O final do ano se aproxima e com ele chegamos aos preparativo para celebrar o Santo Natal do Senhor. Esse período abençoado da liturgia costuma ser recordado através de luzes piscantes, cores vibrantes e o tradicional pinheiro que enfeita casas, igrejas e comércios no mundo inteiro.

O tempo litúrgico do Advento

Muitos ainda guardam na memória as felizes recordações dos momentos nos quais se reuniam em família para montar a árvore de Natal. Mas afinal, existe um dia específico para seguir esse piedoso costume natalino? A resposta é: sim! Isso porque a montagem da árvore de Natal representa o início do tempo litúrgico do Advento, que são as quatro semanas de preparação para o nascimento de Jesus.

Por este motivo, a data correta para se montar a árvore de Natal é exatamente o primeiro domingo do Advento, que neste ano de 2023 cairá no dia 3 de dezembro. Ao longo das quatro semanas do Advento, os católicos se preparam para celebrar o nascimento do Menino Jesus, o Salvador da Humanidade, o Deus que se fez homem para nos salvar.

Montagem do presépio

Alguns liturgistas recomendam ainda que os enfeites da árvore sejam intensificados ao longo do desenrolar das semanas do Advento. A montagem do presépio deve ocorrer duas semanas depois, no terceiro domingo do Advento, no qual a liturgia recorda a anunciação de Jesus pelo anjo São Gabriel à Nossa Senhora. Apesar disso, alguns católicos costumam montar o presépio no mesmo dia da árvore de Natal. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas