Gaudium news > Qual a diferença entre a Ascensão de Nosso Senhor e a Assunção de Nossa Senhora?

Qual a diferença entre a Ascensão de Nosso Senhor e a Assunção de Nossa Senhora?

O conhecido teólogo Fr. Antonio Royo Marin elucida a questão em seu livro “La Virgen María”.

Qual a diferenca entre a Ascensao de Nosso Senhor e a Assuncao de Nossa Senhora

Redação (15/08/2023 07:53, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 15 de agosto, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos Céus, uma verdade de Fé tornada dogma pelo Papa Pio XII.

Confusão de conceitos

É comum haver certa confusão de conceitos a respeito da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Assunção de Nossa Senhora. O conhecido teólogo Fr. Antonio Royo Marin elucida a questão em seu livro “La Virgen María”.

Para o famoso teólogo dominicano, não é exata a distinção que estabelecem alguns entre a Ascensão do Senhor e a Assunção de Maria, como se a primeira se distinguisse da segunda pelo fato de ter sido feita por sua própria virtude ou poder, enquanto a Assunção de Maria necessitava do concurso ou ajuda dos Anjos. Não é isso.

Nossa Senhora subiu aos céus em corpo e alma

A diferença está em que Cristo teria podido ascender ao Céu por seu próprio poder ainda antes de sua morte e gloriosa ressurreição, enquanto que Maria não poderia fazê-lo – salvo um milagre – antes de sua própria ressurreição.

Porém, uma vez realizada esta, a Assunção se verificou utilizando sua própria agilidade gloriosa, sem a necessidade do auxílio dos Anjos e sem milagre algum.

Fonte: Frei Antônio Royo Marin, “La Virgen María”, páginas 213-214.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas