Gaudium news > Quais são os pecados que clamam vingança ao Céu?

Quais são os pecados que clamam vingança ao Céu?

Os “quatro pecados que clamam ao céu por vingança” são pecados graves descritos nas Escrituras como os que “clamam” a Deus por justiça.

Os “quatro pecados que clamam ao céu por vingança” são pecados graves descritos nas Escrituras como os que “clamam” a Deus por justiça.

Redação (19/01/2021, 12:30, Gaudium Press) O catecismo traz um elenco dos pecados que ofendem gravemente a Deus e clamam por vingança.
São eles:

O assassinato, o homicídio voluntário

Foi estabelecido como um delito que, ofendendo a Deus e ao próximo, clamando a Deus por vingança quando, depois de matar seu irmão Abel, Caim ouviu de Deus:
“O Senhor disse: Que fizeste? Ouve! O sangue do teu irmão grita do chão”, conforme está escrito no Livro do Gênesis 4,10.
Ou seja, sua ofensa atinge a Deus e o sangue de teu irmão testemunha contra ti e clamando por vingança.

O pecado sensual contra a natureza, conhecido como o pecado de Sodoma

A afirmação de que este seja um pecado que “brada ao Céu e pede a Deus por vingança”, baseia-se no que Deus disse a respeito dos pecados cometidos na antiga cidade de Sodoma:
“Então disse o Senhor: O clamor contra Sodoma e Gomorra é tão grande e seu pecado tão grave que descerei e verei se o que fizeram é tão mal quanto o clamor que chegou até mim”. (Gênesis 18, 20-21)

Mas, qual foi, de fato, o pecado de Sodoma e Gomorra?

O que vem a ser a sodomia?

No Livro do Profeta Ezequiel (16, 49-50) está escrito:
“O crime de tua irmã Sodoma era este: opulência, glutonaria, indolência, ociosidade; eis como vivia ela, assim como suas filhas, sem tomar pela mão o miserável e o indigente. 50.Tornaram-se arrogantes e, sob os meus olhos, se entregaram à abominação; por isso, eu as fiz desaparecer, como viste”.

“Da mesma forma Sodoma, Gomor­ra e as cidades circunvizinhas, que praticaram as mesmas impurezas e se entregaram a vícios contra a natureza, jazem lá como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”. (São Judas 1, 7)

Oprimir os pobres, especialmente oprimir as viúvas e os órfãos, pedem vingança a Deus

A afirmação de que oprimir os pobres órfãos e viúvas seja algo revoltante é algo fácil de entender.

Em duas passagens do Antigo Testamento, porém, está ressaltado que o entendimento de que tais pecados clamam pela vingança de Deus e que não são apenas sentimentos passageiros:
“Não prejudicareis a viúva e o órfão. Se os prejudicardes, eles clamarão a mim e eu os ouvirei”. (Êxodo 22, 21-22)

“Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas, que gemiam ainda sob o peso da servidão, clamaram, e, do fundo de sua escravidão, subiu o seu clamor até Deus”. (Êxodo 2, 23)

Negar salário aos que trabalham ou privar os trabalhadores de seus salários São pecados que pedem vingança a Deus

A descrição desses pecados está tanto no Antigo quanto no Novo Testamento:

“Não prejudicarás o assalariado pobre e necessitado, quer seja um de teus irmãos, quer seja um estrangeiro que mora numa das cidades de tua terra.
Dá-lhe o seu salário no mesmo dia, antes do pôr do sol, porque é pobre e espera impacientemente a sua paga.
Do contrário clamaria contra ti ao Senhor, e serias culpado de um pecado”. (Deuteronômio 24, 14-14)

“Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.” (São Tiago 5, 4) (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas