Qatar: sinal de esperança e unidade para a comunidade católica
O Arcebispo Aldo Berardi presidiu a missa solene de 1º de janeiro, na primeira igreja católica oficialmente reconhecida no Qatar. Â
Catholic Church of Our Lady of the Rosary, Doha/ Facebook
Redação (09/01/2024 10:33, Gaudium Press) Esta solene celebração eucarÃstica no Qatar, em 01 de janeiro de 2024, constitui um “sinal de esperança e unidade para a comunidade católica, que inclui pessoas de diferentes etnias e nacionalidades, diferentes lÃnguas e diferentes ritos católicos”, segundo informou à Agência Fides Dom Aldo Berardi, O.S.S.T., vigário apostólico da Arábia do Norte. 30.000 fiéis assistiram à s missas deste dia na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Doha, Qatar.
Estabelecida em 2006, Nossa Senhora do Rosário é a primeira igreja católica reconhecida oficialmente no Qatar, por solicitação dos embaixadores no paÃs. A construção foi realizada em um terreno cedido pelo Emir Hamad ben Khalifa Al Thani e consagrada em 15 de março de 2008 pelo Cardeal Ivan Dias, que na época era o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. Dom Berardi comentou: “É uma igreja enorme, localizada próxima ao novo aeroporto”.
Com efeito, esta igreja está situada em um “complexo religioso”, o qual abriga igrejas protestantes, indianas, coptas e ortodoxas. A igreja católica é a maior dentro desse complexo e tem planos de construção para uma nova em outra região do paÃs.
O Vigário Apostólico explicou que “a situação no Vicariato da Arábia do Norte, que compreende o Barém, Qatar, Kuwait e Arábia Saudita, evolui de acordo com a diversidade, leis, culturas, tribos e as diferentes tendências dos muçulmanos, mais ou menos enraizadas”
O Pe. Xavier D’Souza, pároco de Nossa Senhora do Rosário, agradeceu a Dom Berardi por celebrar esta Eucaristia que marca o inÃcio do novo ano de 2024. “Expressamos nossa gratidão por seus esforços incansáveis à frente de nossa comunidade”, ressaltou ele.
Em seguida, o pároco agradeceu ao emir, ao primeiro-ministro, a toda a famÃlia real do Qatar e ao povo do paÃs, por sua generosidade, fornecendo todas as instalações e autorizações necessárias para os serviços religiosos. Estendeu também os seus agradecimentos à s autoridades governamentais e policiais por todo apoio.
Com informações Agenzia fides
Deixe seu comentário