Gaudium news > Vaticano anuncia programação da viagem apostólica do Papa ao Canadá

Vaticano anuncia programação da viagem apostólica do Papa ao Canadá

Nesta quinta-feira, 24 de junho, a Sala de imprensa do Vaticano anunciou o programa detalhado da próxima viagem apostólica do Papa Francisco ao Canadá

Redação (23/06/2022 19:30, Gaudium Press) O Papa Francisco visitará o Canadá dos dias 24 ao 30 de julho de 2022. 

A Sala de imprensa da Santa Sé divulgou na tarde de hoje a programação detalhada da viagem do Pontífice.

Domingo, 24 de julho

O Papa Francisco parte do aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 9 horas da manhã do dia 24 de julho com destino a cidade de Edmonton. A previsão de chegada é às 11:20 no aeroporto internacional. Ali será feita a recepção oficial do Santo Padre.

Segunda-feira, 25 de julho

No dia seguinte, segunda-feira, 25 de julho, o Papa deverá visitar a comunidade de Maskwacis, no centro do estado de Alberta.

Às 10:00 o Papa se reunirá com as Primeiras Nações, os inuítes e os métis, povos autóctones do Canadá e fará o primeiro discurso oficial da viagem.

Pela tarde do mesmo dia, o Papa se encontrará com outros povos autóctones e com membros da comunidade paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Edmonton.

Terça-feira, 26 de julho

Na terça-feira, 26 de julho, na festa de São Joaquim e Sant’Ana, o Papa Francisco celebrará uma Missa no Commonwealth Stadium, em Edmonton.

Pela tarde, no mesmo dia, o Papa participará da peregrinação anual do “Lago de Sant’Ana”, peregrinação que faz parte da devoção das Primeiras Nações. Após a peregrinação, o Papa presidirá a liturgia da palavra e pronunciará a homilia.

Quarta-feira, 27 de julho

Na quarta-feira, 27, o Papa viajará para Quebec onde visitará a governadora Mary Simon. Depois se encontrará com o Primeiro ministro de Quebec, François Legault, e com outras autoridades civis acompanhadas do corpo diplomático e de representantes dos povos autóctones.

Quinta-feira, 28 de julho

No dia 28 de julho, o Papa celebrará, às 10 horas, uma Missa no Santuário Nacional de Santa Ana de Beaupré. Santuário que atrai anualmente cerca de 1 milhão de pessoas.

Pela tarde, às 17 horas, Francisco participará das vésperas com os bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas e agentes pastorais.

Sexta-feira, 29 de julho

A manhã do dia 29 será marcada com um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, às 9 horas, no palácio episcopal. No mesmo local, o Papa Francisco receberá indígenas da cidade. 

À tarde, Francisco partirá para Iqaluit, capital do território canadense de Nunavut. A região foi utilizada pelo povo inuíte por séculos. 

O Papa irá visitar a escola primária do local para se encontrar com um grupo de alunos dos antigos pensionatos.

Criados pelo governo canadense para assimilar culturalmente os alunos autóctones, os internatos foram entregues  à direção da Igreja Católica e de outras igrejas cristãs. Nesses pensionatos, os alunos muitas vezes sofriam violência física e psicológica.

O encontro começará às 17:00 e irá até às 18:15. Por fim, às 18:45, o Papa parte de Iqaluit para Roma, onde deve chegar às 7:50 do horário local. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas