Gaudium news > Procissões tradicionais voltaram a tomar as ruas da Espanha

Procissões tradicionais voltaram a tomar as ruas da Espanha

A evolução moderadamente positiva da situação sanitária na atual pandemia permitiu uma gradual e prudente volta ao exercício do culto público fora dos templos.

Espanha – Jaén (03/09/2021 13:26, Gaudium Press) O Bispo da Diocese espanhola de Jaén, Dom Amadeo Rodríguez, publicou um decreto no qual aprova de forma gradual e prudente o retorno do “exercício do culto público fora dos templos”.

O documento, válido desde o dia 2 de setembro, determina que “atos de culto público poderão voltar a ser realizados” com a devida autorização civil e eclesiástica para cada evento.

Segundo Dom Amadeo Rodríguez, “a evolução moderadamente positiva da situação sanitária na atual pandemia permitiria uma gradual e prudente volta ao exercício do culto público fora dos templos”.

Critérios estabelecidos pelo decreto

Dentre os critérios estabelecidos pelo decreto estão o de: evitar ruas estreitas; que o percurso das procissões seja mais curto; a utilização de andores e padiolas de menores dimensões que permitam manter a distância entre os transportadores das imagens; além da proibição das bandas musicais que tradicionalmente acompanham as procissões.

Um ponto importante, destacado no decreto, é o de que os participantes e organizadores tenham sempre “a prudência que a atual situação exige” cumprindo de forma estrita as normas sanitárias em vigor quando um ato público externo seja realizado.

Manifestações públicas previstas nos estatutos das respectivas confrarias e irmandades, estão autorizadas na Diocese de Jaén, exceto as de carácter extraordinário que não sejam devidamente justificadas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas