Gaudium news > Procissão do Senhor dos Milagres deixa de ser realizada pela segunda vez em três séculos

Procissão do Senhor dos Milagres deixa de ser realizada pela segunda vez em três séculos

O evento costuma atrair por volta de dois milhões de devotos que se reúnem nas ruas de Lima para saudar a imagem do Senhor dos Milagres.

Procissao do Senhor dos Milagres deixa de ser realizada pela segunda vez em tres seculos 1

Peru – Lima (05/10/2020 15:00, Gaudium Press) Uma das mais populares e numerosas procissões da América Latina, a do Senhor dos Milagres no Peru, não será realizada este ano por conta da pandemia de Covid-19. O evento costuma atrair por volta de dois milhões de devotos que se reúnem nas ruas de Lima para saudar a imagem do Senhor dos Milagres.

Segunda vez que a procissão é cancelada em 333 anos

Nos 333 anos em que a festa é realizada em Lima, esta é a segunda vez que a procissão é cancelada. O único precedente similar ocorreu no ano de 1882, quando as tradicionais procissões não foram realizadas por conta da ocupação chilena de Lima durante a Guerra do Pacífico (1879-1884).

Procissao do Senhor dos Milagres deixa de ser realizada pela segunda vez em tres seculos 2

A primeira das cinco tradicionais procissões com a imagem do Senhor dos Milagres pelas ruas da capital peruana deveria ter ocorrido neste último sábado, 03 de outubro. De fato, segundo a tradição, este ano a sagrada imagem sairia em procissão no dia 03 e retornaria no dia 04, voltando a sair no dia 18 e retornando no dia 19. No final do mês faria uma breve peregrinação, voltando à clausura no dia 28.

Mensagem do Papa Francisco

Diante desta triste situação, o Papa Francisco enviou uma mensagem de solidariedade aos devotos do Senhor dos Milagres garantindo que o fato das procissões terem sido canceladas este ano, “não impede o Senhor de realizar o milagre de chegar aos milhares de corações bem dispostos que, com Fé simples, reconhecem que Deus feito homem continua caminhando com os seus irmãos pelo caminho doloroso de cada época, e continua partilhando a incerteza e o sofrimento de todos, especialmente dos mais pobres, dos excluídos e dos descartados”.

Procissao do Senhor dos Milagres deixa de ser realizada pela segunda vez em tres seculos 4

A Arquidiocese de Lima e a Irmandade do Senhor dos Milagres pretendem transmitir, através das suas redes sociais, as homilias e filmagens de procissões dos anos passados, assim como a celebração do Arcebispo Dom Carlos Castillo para esta ocasião.

Origem da procissão do Senhor dos Milagres

No ano de 1687 ocorreu a primeira procissão do Senhor dos Milagres. Na ocasião a imagem, pintada na parede de uma capela ficou intacta após um violento terremoto que derrubou a edificação religiosa. A imagem mostra um Cristo de pele morena crucificado, pintado pela primeira vez no século XVII por um escravo negro originário da África. A atual imagem, que sai em procissão pelas ruas de Lima, é uma tela que é conservada na Igreja das Nazarenas, localizada no centro histórico de Lima. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas