Gaudium news > Princípio da unidade do Corpo Místico

Princípio da unidade do Corpo Místico

O Espírito Santo está todo inteiro em todo o Corpo Místico, todo inteiro em cada justo, e exerce suas funções mais elevadas na santa alma do Salvador, e por ela em nós.

espirito santo 00223238

“O Espírito Santo é a alma do Corpo Místico de que Cristo é a cabeça. E assim como, em nosso corpo, a alma está toda em todo o corpo e toda em cada parte, e exerce suas funções superiores na cabeça, assim também o Espírito Santo está todo inteiro em todo o Corpo místico, todo inteiro em cada justo, e exerce suas funções mais elevadas na santa alma do Salvador, e por ela em nós.

O princípio vital que assim realiza a unidade do Corpo místico é singularmente mais unitivo que a alma que realiza a unidade de nosso corpo, e que o espírito de uma família ou de uma nação.

O espírito de uma família é uma certa maneira de ver, de julgar, de sentir, de amar, de querer, de agir. O Espírito do corpo místico é infinitamente mais unitivo; é o Espírito Santo santificador, fonte de todas as graças, fonte de água viva jorrando para a vida eterna. O rio de graça que vem do Espírito Santo retorna incessantemente a Deus em forma de adoração, de oração, de mérito e de sacrifícios; é a elevação até Deus, prelúdio da vida do céu.

Tais são as realidades sobrenaturais de que devemos cada vez mais tomar consciência, e é somente na via mística que a alma desperta totalmente, e tem do dom de Deus a consciência viva, profunda e luminosa que é preciso ter para responder plenamente ao amor de Deus por nós”.

GARRIGOU-LAGRANGE, Reginald. As três idades da vida interior. São Paulo: Cultor de Livros, 2018, p.117.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas