Gaudium news > Primeira visita de um Papa ao Brasil completa 40 anos

Primeira visita de um Papa ao Brasil completa 40 anos

O Papa São João Paulo II desembarcou em Brasília no dia 30 de junho de 1980. Na ocasião, o Pontífice cruzou o Brasil de norte a sul, percorrendo quase quinze mil quilômetros.

Primeira visita de um Papa ao Brasil completa 40 anos

Redação (30/06/2020 14:00, Gaudium Press) No dia 30 de junho de 1980, o Papa São João Paulo II desembarcou em Brasília para iniciar sua visita ao Brasil. Na ocasião, o Santo Padre faria uma peregrinação pelo país que duraria treze dias (a viagem foi concluída no dia 12 de julho).

Primeira visita de um Papa ao Brasil completa 40 anos 1

O abraço do Papa

“Abraço neste momento – ao menos em espírito – cada pessoa que vive nesta pátria brasileira. O Papa pensa em cada um. Ele ama a todos e a todos envia um cumprimento bem brasileiro: ‘um abraço!’”, afirmou em um dos seus discursos.

Primeira visita de um Papa ao Brasil completa 40 anos 2

A primeira das treze missas presididas por São João Paulo II no Brasil foi celebrada na Praça dos Três Poderes e contou com um público de 700 mil pessoas. Durante esta celebração o Santo Padre ministrou a eucaristia para cem crianças que faziam ali sua primeira comunhão.

Treze cidades visitadas

No total, o Pontífice cruzou o Brasil de norte a sul, percorrendo quase quinze mil quilômetros. Calcula-se que 12 milhões de pessoas acompanharam a passagem do Santo Padre pelo país.

Primeira visita de um Papa ao Brasil completa 40 anos 3

Treze cidades brasileiras foram visitadas por João Paulo II: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.

“Deus abençoe o vosso Brasil. Deus abençoe a todos vós, brasileiros, com a paz e a prosperidade, a serena concórdia na compreensão e na fraternidade. Sob o olhar materno e a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil!”, foram os votos feitos pelo pontífice em solo brasileiro.

Primeira visita de um Papa ao Brasil completa 40 anos 5

As quatro visitas de São João Paulo II ao Brasil

Essa foi a primeira das quatro visitas feitas pelo Pontífice polonês ao Brasil ao longo do seu pontificado. Em 1982 o Pontífice discursou no aeroporto do Galeão, no Rio, em escala de viagem para a Argentina.

Primeira visita de um Papa ao Brasil completa 40 anos 4

A terceira visita ocorreu entre os dias 12 e 21 de outubro de 1991, quando São João Paulo II percorreu dez capitais, visitou a Irmã Dulce e beatificou a Madre Paulina. Sua quarta visita foi realizada poucos anos depois, em 1997, quando participou do II Encontro Mundial com as Famílias, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Nesta última visita pronunciou a célebre frase: “Se Deus é brasileiro, o papa é carioca”.

Bento XVI e Francisco

Bento XVI no Brasil

O Brasil voltou a receber um Papa somente em maio de 2007, quando Bento XVI visitou o país. Dentre os principais atos do pontífice estão a canonização de Frei Galvão e a participação na abertura da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho.

Papa Francisco no Brasil

Em 22 de julho de 2013, a nação brasileira acolheu o Papa Francisco, que havia sido eleito quatro meses antes e estava realizando sua primeira viagem oficial fora da Itália. Além de visitar o Santuário Nacional de Aparecida, o Santo Padre participou da 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude, que reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, no Rio de Janeiro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas