Gaudium news > Primeira ordenação sacerdotal de jesuítas em Mianmar

Primeira ordenação sacerdotal de jesuítas em Mianmar

Conscientes dos perigos que enfrentarão no seu serviço, colocando-se nas mãos de Deus e agindo sempre com a prudência necessária, os novos sacerdotes iniciaram com entusiasmo a tarefa que lhes foi confiada.

Foto: Jesuit Conference of Asia Pacific

Foto: Jesuit Conference of Asia Pacific

Redação (29/10/2023 15:24, Gaudium Press) No dia 13 de outubro passado, três jesuítas foram ordenados sacerdotes na Arquidiocese de Taunggyi, cidade no centro de Mianmar, que possui 7.000 católicos de um total de 1,8 milhão de habitantes. O arcebispo de Taunggyi, Dom Basílio Athai, presidiu esta primeira ordenação de religiosos jesuítas nesta arquidiocese que foi, historicamente, a primeira a acolher de volta os membros da Companhia de Jesus em Mianmar, após a sua expulsão na década de 1960.

Os três novos sacerdotes, Pe. Joseph Thang Ha, Pe. Jerome Aye Min e Pe. Gerald Lukwe, aceitaram conscientemente o risco de viver e testemunhar a fé em situações críticas, caracterizadas pela degradação material e moral. Ademais, os confrontos e lutas da guerra civil – que eclodiu em 2021 após o golpe militar – continuam e não poupam os religiosos, suas igrejas e suas estruturas. Conscientes dos perigos que enfrentarão no seu serviço, colocando-se nas mãos de Deus, agindo sempre com a prudência necessária, os novos sacerdotes iniciaram com entusiasmo a tarefa que lhes foi confiada, e escolheram como lema: “Chamados a servir com amor”.

O chamado de Gerald Lukwe, Jerome Aye Min e Joseph Thang Ha ocorreu durante o agravamento das condições políticas e econômicas do país, após a pandemia da Covid e o violento golpe de Estado militar. Experimentaram, assim, desde cedo, o atendimento aos deslocados e desabrigados devido à guerra civil em curso no país e disseram entender que, justamente neste momento de dificuldade e sofrimento, serão chamados “a trazer esperança”.

“Como sacerdote, quero trabalhar pelos marginalizados, pobres, doentes e idosos, começando a dar-lhes consolo e a graça de Deus através dos sacramentos”, enfatizou Pe. Gerald Lukwe.

Pe. Jerome Aye Min quer compartilhar o que aprendeu em seus estudos teológicos em seu serviço pastoral. “Como sou chamado a agir com justiça, paz e amor, espero estar pastoralmente mais próximo das pessoas necessitadas”, disse.

O Pe. Joseph Thang Ha afirmou: “Espero ser fiel em minha vocação sacerdotal e ministérios pastorais, acompanhando os jovens e o povo sofredor em Mianmar. Também rezo para que possa fazer tudo pelos outros, especialmente pelos mais vulneráveis.

O serviço e o acompanhamento das pessoas – sofridas, humilhadas e muitas vezes desesperadas – que foram deslocadas internamente “exigem muita dedicação e amor, através dos quais esperamos dar glória a Deus”, ressaltam os três jesuítas.

Com informações Jesuit Conference of Asia Pacific.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas