Gaudium news > Primeira Basílica do Brasil celebra 113 anos de sagração

Primeira Basílica do Brasil celebra 113 anos de sagração

A solene cerimônia de sagração foi presidida por Dom Duarte Leopoldo e Silva, que era o Arcebispo de São Paulo na época.

Primeira Basilica do Brasil celebra 113 anos de sagracao 1

Foto: Portal A12/Thiago Leon.

São Paulo – Aparecida (05/09/2022 15:14, Gaudium Press) No dia 05 de setembro de 1909, a Igreja de Monte Carmelo se tornou a primeira Basílica do Brasil. A solene cerimônia de sagração foi presidida por Dom Duarte Leopoldo e Silva, que era o Arcebispo de São Paulo na época.

Pedido dos Bispos do Brasil

O reconhecimento do templo aconteceu um ano depois de o Papa Pio ter concedido a honraria ao templo mariano, que, em 1893, recebeu o título Episcopal de Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A elevação da Igreja atendia ao pedido feito pelos Bispos do Brasil ao Vaticano e evidenciou a importância desta igreja como importante local de peregrinação e devoção católica.

Primeira Basilica do Brasil celebra 113 anos de sagracao 2

Foto: Portal A12/Thiago Leon.

Presentes enviados pelo Papa e pela Santa Sé

Na ocasião, o Papa Pio X enviou de presente à nova Basílica fragmentos dos ossos de São Vicente e uma pedra com seu sangue. Além disso, o Vaticano ofereceu insígnias que distinguem uma Basílica: o gonfalone (uma espécie de guarda-chuva listrado com as cores da Santa Sé) e o tintinábulo (uma haste com um pequeno sino).

Tombamento da Basílica Histórica

A Basílica Menor, que ficou conhecida como Basílica Histórica após a construção do Santuário Nacional, foi tombada no dia 18 de abril de 1982, passando a ser preservada como patrimônio de relevância cultural e histórica. Em 2004 foram iniciadas as obras de restauração da Basílica, que foi reinaugurada em fevereiro de 2015. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas