Gaudium news > Presépio e árvore de Natal são inaugurados no Vaticano

Presépio e árvore de Natal são inaugurados no Vaticano

As decorações natalinas permanecerão expostas na Praça de São Pedro até a conclusão do tempo de Natal, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor, 9 de janeiro de 2022.

Presepio e arvore de Natal sao inaugurados no Vaticano 1

Cidade do Vaticano (10/11/2021 15:29, Gaudium Press) Através de uma cerimônia, presidida pelo novo presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Dom Fernando Vérgez Alzaga, o Vaticano inaugurou nesta sexta-feira, 10 de dezembro, o presépio e a árvore de Natal instalados no centro da praça de São Pedro.

O evento acabou sendo realizado na Sala Paulo VI, por conta das condições climáticas desfavoráveis. A decoração natalina ficará exposta ao público até o fim do tempo litúrgico do Natal, que se encerrará no domingo, 9 de janeiro de 2022, Festa do Batismo do Senhor.

Presepio e arvore de Natal sao inaugurados no Vaticano

Europa e a América se unem em homenagem ao Rei dos Reis

Tratando sobre o presépio deste ano, que é original de uma comunidade andina no Peru, e da árvore de Natal, proveniente do norte da Itália, Dom Fernando Vérgez Alzaga ressaltou que “desta forma a Europa e a América se unem em homenagem ao Rei dos Reis, uma espécie de homenagem para receber o Menino Jesus”.

Além disso, o prelado também afirmou que “o trabalho dos artesãos peruanos junto com os voluntários do norte da Itália se une em um ato de veneração e carinho pelo Menino Jesus. Tempo, energia e recursos são oferecidos ao Senhor”.

A iluminação da árvore de Natal

Em seguida, Dom Vérgez Alzaga tratou sobre a iluminação da árvore de Natal, frisando que “a luz que iluminará a praça de São Pedro será como um farol para atrair a atenção de muitos, peregrinos e turistas, que por aqui passarão. Será a luz que vai favorecer o encontro entre os fiéis e Jesus, entre a representação do nascimento do Menino Jesus, rodeado por Maria e José, e a correria das pessoas no cotidiano”.

Por fim, ele sublinhou que a diversidade de culturas e línguas expressa o apelo universal à santidade, pois o Filho de Deus se encarna em todo contexto social. A vinda de Cristo “aconteceu uma vez, mas se renova e se perpetua no decorrer dos séculos para cada criatura, como se nascesse apenas para cada um de nós. Desejo a todos um Santo Natal, com a esperança de que o Menino Jesus ilumine o seu caminho cotidiano”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas