Gaudium news > Presépio e Árvore de Natal são inaugurados na cidade onde São Francisco viveu

Presépio e Árvore de Natal são inaugurados na cidade onde São Francisco viveu

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Cardeal Mauro Gambetti, que abençoou o presépio e acendeu as 40 mil luzes LED instaladas na árvore de Natal.

arvore de natal assis

Itália – Assis (09/12/2020 15:00, Gaudium Press) O presépio e a árvore de Natal da cidade de Assis, Itália, foram inaugurados nesta terça-feira, 8 de dezembro. Este ano, ambos símbolos, que nos recordam do nascimento de Jesus, também homenageiam os profissionais de saúde que têm atuado na linha de frente para combater a pandemia de Covid-19.

Basilica de Sao Francisco de Assis

Árvore de Natal com 40 mil luzes LED e presépio com 50 imagens

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Cardeal Mauro Gambetti, que celebrou uma Santa Missa na Basílica Inferior de São Francisco e em seguida, abençoou o presépio e acendeu as 40 mil luzes LED instaladas na árvore de Natal, que possui 13 metros de altura.

O presépio, constituído por 50 imagens, atravessa as praças e as ruas da cidade de Assis, transformando-a em uma nova Belém. Uma estátua em tamanho real, representando uma enfermeira, também foi colocada no presépio.

Projeções na fachada da Basílica Superior de São Francisco e na Catedral

A fachada da Basílica Superior de São Francisco e da Catedral de São Rufino, foram iluminadas por projeções em vídeo reproduzindo os afrescos de Giotto. Outra tecnologia utilizada pelas ruas da cidade italiana foi o de jogos de luz e mapeamentos em vídeo.

Catedral de Sao Rufino

Os que desejarem admirar os detalhes da decoração natalina de Assis poderão fazê-lo através do aplicativo: nataledifrancesco.it. Através deste recurso tecnológico é possível acessar as projeções em vídeo de alguns afrescos de Giotto, tais como o da Natividade de Jesus e da Anunciação de Maria, presentes na Basílica Inferior de São Francisco.

Os visitantes também podem admirar, na fachada da Basílica Superior, o mapeamento em vídeo do interior do Complexo Monumental. Será possível mergulhar em mais de 10 mil metros quadrados de afrescos, emergindo numa evocativa narração do Natal de São Francisco.

LA PIAZZA DEL MUNICIPIO

O Natal de Francisco

Intitulado como “O Natal de Francisco”, o projeto recorda as origens da festa natalina em Assis, transformando a cidade em um grande presépio imaginário, que permanecerá até o dia 6 de janeiro de 2021.

Os que desejarem acompanhar as projeções, poderão fazê-lo através do aplicativo “nataledifrancesco.it”, que transmitirá todas as noites a narrativa e a espiritualidade de São Francisco de Assis. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas