Gaudium news > Portugal: Semana de Oração pelas Vocações Consagradas será celebrada em contexto inédito

Portugal: Semana de Oração pelas Vocações Consagradas será celebrada em contexto inédito

“As palavras da vocação” é o tema que o Papa Francisco propõe para a Semana de oração pelas Vocações Consagradas que acontece de 26 de abril a 3 de maio.

“As palavras da vocação” é o tema que o Papa Francisco propõe para a Semana de oração pelas Vocações Consagradas que acontece de 26 de abril a 3 de maio.

Redação (24/04/2020 16:15, Gaudium Press) Em Portugal, de 26 de abril a 3 de maio, a Igreja Católica celebra a Semana de Oração pelas Vocações Consagradas, uma iniciativa anual que neste ano será realizada dentro de um contexto inteiramente inédito devido a pandemia de Covid-19.

Dom Antônio Augusto Azevedo, bispo de Vila Real e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM), em mensagem a propósito desta celebração disse: “Aconselhamos que, durante esta semana, sejam privilegiadas a oração pessoal e familiar, sem esquecer a oração sempre constante das comunidades religiosas”.

Semana de oração pelas vocações deve ter um sentido de gratidão

Dom Antônio lembrou que o “contexto diferente do habitual” leva a que esta semana seja vista de “um modo diferente e mais criativo” e acrescentou:

“Sugerimos que a oração pelas vocações tenha, antes de mais nada, um sentido de gratidão. Damos graças a Deus pela vocação como dom da graça divina e por tantas vocações que enriquecem a Igreja, a começar pelas dos sacerdotes e dos consagrados e consagradas”.

“Neste espírito de gratidão –diz o Bispo de Vila Real- há ainda um lugar especial para todas as famílias que são fiéis à sua vocação de comunidades de vida, amor e fé. E, dada a feliz coincidência de esta semana terminar no Dia das Mães, agradecemos a Deus o dom que representa cada mãe, de modo especial as que assumem a maternidade como uma grande vocação”.

Que o “clima silêncio” da quarentena ajude “uma oração pelas vocações como verdadeiro espaço de escuta”

O atual recolhimento pelo qual passa tantas pessoas pode gerar um “clima de maior silêncio” e ajudar a “uma oração pelas vocações como verdadeiro espaço de escuta”, recordou Dom Antônio desejando ainda:
“Faço votos que esta semana de oração pelas vocações consagradas suscite em cada pessoa e cada família uma coragem redobrada para viver e ultrapassar esta situação de provação em que nos encontramos. Rezemos sobretudo com fé e com a consciência de que a nossa oração, feita em espírito de comunhão, tem muita força”, conclui o bispo de Vila Real. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas