Gaudium news > Portugal ganha mais uma Basílica menor

Portugal ganha mais uma Basílica menor

Agora, Portugal conta com 19 Basílicas menores, sete delas estão no território da Arquidiocese de Braga.

Portugal ganha mais uma Basilica menor

Portugal – Bragança (01/02/2022 12:19, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 28 de Janeiro, o Papa Francisco concedeu o título de basílica menor à igreja matriz de Torre de Moncorvo, localizada na Diocese portuguesa de Bragança-Miranda. Segundo o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, a solene celebração de elevação da nova Basílica está agendado para o dia 18 de Julho, memória de São Bartolomeu dos Mártires e aniversário do templo.

O administrador diocesano de Bragança-Miranda e Arcebispo Eleito da Arquidiocese de Braga, Dom José Cordeiro, recebeu a notícia “com gratidão à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”, e considerou que este é “um sinal da memória agradecida ao santo padroeiro desta Basílica.

Foi Dom José Cordeiro quem levou adiante a proposta de elevação do templo à Basílica menor. Sua iniciativa contou com a colaboração da Conferência Episcopal Portuguesa, do Conselho Presbiteral da Diocese de Bragança-Miranda, da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Moncorvo e da Unidade Pastoral de São José.

Portugal tem 19 Basílicas menores em seu território

O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae.

Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo.

Agora, Portugal conta com 19 Basílicas menores, sete delas estão no território da Arquidiocese de Braga: Bom Jesus, Congregados e Sameiro em Braga, São Pedro e São Torcato em Guimarães e ainda São Bento em Terras de Bouro, para além da Sé Catedral de Braga. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas