Gaudium news > Por que Nossa Senhora Aparecida é celebrada no dia 12 de outubro?

Por que Nossa Senhora Aparecida é celebrada no dia 12 de outubro?

As celebrações por ocasião da Padroeira do Brasil nem sempre ocorreram no dia 12 de outubro, a data só foi definida em 1956.

Por que Nossa Senhora Aparecida e celebrada no dia 12 de outubro

Redação (11/10/2023 14:54, Gaudium Press) No dia 12 de outubro a Igreja Católica celebra a Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Muitos não sabem, mas esta comemoração nem sempre foi realizada nesta data.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida foi celebrada em várias datas

Inicialmente, as comemorações em honra a Nossa Senhora Aparecida eram celebradas no dia 25 de março (Festa da Anunciação). Posteriormente a data foi transferida para o dia 8 de dezembro (Festa da Imaculada Conceição). A Festa chegou a ser celebrada no dia 11 de maio e depois no último domingo de maio.

Mais uma vez a Festa da Padroeira do Brasil foi transferida, desta vez para o dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. Entretanto, esta data acabou não dando certo, pois os católicos estavam envolvidos com as celebrações cívicas, acompanhando os desfiles militares. E na parte da tarde, os sacerdotes perceberam que tinham pouco tempo para celebrar uma Festa tão importante.

 

Definição do dia 12 de outubro ocorreu apenas no ano de 1956

Por conta disso, em 1956 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu para definir uma data definitiva para celebrar Nossa Senhora Aparecida. O dia escolhido foi 12 de outubro, pois este foi o dia em que se descobriu a América, é o mês do Rosário e o mês em que a imagem foi encontrada pelos pescadores.

Desde então, no dia 12 de outubro é celebrada a festa litúrgica de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Esta data se tornou feriado nacional no ano de 1980, quando o Papa São João Paulo II consagrou a Basílica de Aparecida, que se tornou o quarto Santuário Mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 30 mil fiéis. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas