Gaudium news > Por que famoso pastor evangélico da Suécia se tornou católico?

Por que famoso pastor evangélico da Suécia se tornou católico?

Sua conversão foi um choque e só tem paralelo com a conversão da rainha Cristina da Suécia, que se tornou católica em 1654.

 Sua conversão foi um choque e só tem paralelo com a conversão da rainha Cristina da Suécia, que se tornou católica em 1654.

Redação (22/07/2020 09:21, Gaudium Press) O sueco Ulf Ekman –que por muitos anos foi o pregador evangélico mais proeminente e influente nos países  escandinavos– narra sua caminhada espiritual em direção à Igreja Católica da qual recentemente tornou-se membro.

De pastor a fundador de uma igreja

Ulf Ekman, foi ordenado pastor na Igreja Luterana da Suécia e fundou em 1983 uma comunidade fervorosa denominada Livets Ord, que significa “Palavra de Vida”.

Enquanto a Igreja Nacional sueca tomava posições cada vez mais liberais, o pastor Ekman concentrou sua ação somente na Bíblia.
Em alguns anos, sua comunidade evangélica passou a reunir 4000 pessoas para o culto.

Seu templo (edificado em 1987 com fundos privados) era o que reunia em um só lugar a maioria dos protestantes para o culto de domingo.

Crescimento e expansão da comunidade de Ekman

Sua Igreja se espalhou e gerou o aparecimento de algumas das maiores igrejas protestantes da Rússia, Ucrânia e Armênia.
Sob a direção deste dinâmico pastor evangélico, escolas bíblicas e institutos teológicos foram criados em dezenas de países.

7.000 missionários foram enviados para 55 países pela Palavra de Vida.

Não são menos de 300.000 as pessoas que hoje estão reunidas pelas redes ativas desta Igreja.
Graças à sua ação humanitária, 17.000 judeus russos conseguiram se instalar em Israel quando do colapso da União Soviética.

Ulf Ekman escreveu dezenas de livros sobre a fé cristã. Deles foram vendidos cerca de seis milhões de cópias, traduzidas para 50 idiomas.

Um choque: Ekman se volta para a Igreja Católica

Foi nesse quadro impressionante que, há pouco, ocorreu o choque, quando o pastor Ulf Ekman anunciou que ele estava se voltando para a Igreja Católica.
O único paralelo com um acontecimento gênero remonta à rainha Cristina da Suécia, que se tornou católica em 1654.

Igreja Católica, fundada por Jesus, oferece a plenitude da verdade

Em um livro de entrevistas, Ulf Ekman explica como ele longamente amadureceu essa decisão ao longo de seus compromissos e sua experiência de campo.

Ele concluiu que a unidade dos cristãos é uma questão essencial nos tempos em que vivemos, e que essa unidade deve ser preparada aderindo a um corpo eclesial visível.

Ekman crê que a Igreja fundada por Jesus Cristo subsiste na Igreja Católica, que oferece uma plenitude da verdade, quaisquer que sejam os defeitos nela encontrados.
Ele desafia a atitude desmobilizadora dos meios ecumênicos, e todo o seu pensamento gira em torno da natureza da Igreja.

Pastores se voltam para a Igreja Católica

O pastor Ulf Ekman observa que, nos últimos anos, muitos pastores evangélicos americanos se voltaram para a Igreja Católica. Ele cita nomes famosos: Pastores Scott Hahn, Richard Borgman, Andy Comiskey e outros menos conhecidos.

Na Suécia, mais perto dele, o pastor evangélico Peder Bergqvist, que dirigia um centro espiritual bem frequentado em Estocolmo, foi ordenado sacerdote há três anos.

Recentemente, um renomado pastor evangélico nos Estados Unidos, Rick Warren, participou de um simpósio em Roma e chamou os fiéis de todas as igrejas cristãs a trabalharem juntos em missão.

Ele insistiu em denunciar os preconceitos anticatólicos específicos de certos círculos evangélicos fundamentalistas.

Sua conversão foi um choque e só tem paralelo com a conversão da rainha Cristina da Suécia, que se tornou católica em 1654.

Ser recebido na Igreja era como se voltasse para casa

Ulf Ekman e sua esposa foram recebidos na Igreja Católica em 2014. Ele tinha a sensação de que voltava para casa.

Um dos quatro filhos os havia precedido um ano antes. Os outros três filhos permanecem protestantes.

Exemplo de São Henry Newman encorajou conversão de Ekman

Em sua entrevista, Ulf Ekman explica que sua pesquisa foi a da dimensão sacramental da fé.

Ele especifica que, ao se tornar católico, não mudou de religião. Ele foi convertido a Cristo aos 19 anos, após um período de peregrinação.

Ulf Ekman não questiona as realizações positivas da Reforma, algumas das quais foram justificadas em um período conturbado onde era necessário reformular o essencial. Mas ele observa que os abalos ocorreram subsequentemente, no que ele chama de idealismo protestante, que quer que administremos sozinhos, sem estruturas, sem direção, uma atitude que ele considera anárquica e do tipo gnóstico.

Um personagem famoso marcou Ulf em sua caminhada: Henry Newman um pastor anglicano que se tornou um padre católico e, em seguida, bispo, cardeal no século IX e que foi canonizado em 2019.

Seu testemunho o encorajou a aprofundar a teologia do mistério da Igreja e a assumir uma posição mais exigente.

É preciso conhecer a história do cristianismo, se ligar tesouros da Fé

O antigo pastor pensa que os cristãos de hoje não sairão disso se não estiverem interessados ​​na história do cristianismo, se não se reconectarem aos tesouros da fé dos primeiros séculos …

Ekman permanece centrado no relacionamento com Cristo, na fidelidade às Sagradas Escrituras, mas ele julga que as práticas dos círculos evangélicos são literalistas e emocionais demais. Não podemos ficar satisfeitos, diz ele, com uma experiência individualista de fé.
Precisamos ter acesso a uma dimensão comunitária que é a da Igreja universal. Ele observa a diferença de perspectiva entre o espírito protestante mais individual e o espírito católico mais comunitário, como o povo judeu. Devemos ser, ele diz, “a Igreja juntos”.

Um Balanço do movimento protestante

Após 40 anos de experiência em movimentos de avivamento bem-sucedidos, Ulf Ekman faz um balanço. Ele acredita que nos Estados Unidos e no norte da Europa o movimento evangélico atingiu seus limites e que não está mais progredindo, ao contrário do que se diz em certos meios de comunicação. (JSG)

 

(Fonte: © Abbé Alain René Arbez, padre católico, comissão judaico-católica da Conferência Episcopal Suíça e da Federação Suíça de Comunidades Israelitas, para Dreuz.info)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas