Gaudium news > Por que abençoar os alimentos antes das refeições?

Por que abençoar os alimentos antes das refeições?

Entre os sacramentais, as bênçãos ocupam um lugar importante. Compreendem, ao mesmo tempo, o louvor de Deus pelas suas obras e a intercessão da Igreja para que os homens possam fazer uso dos dons de Deus segundo o espírito do Evangelho (CCE 1678).

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (29/05/2022 09:08, Gaudium Press) Muitos pensam que as bênçãos são reservadas apenas aos sacerdotes e religiosos, mas não é assim! A Igreja prevê que algumas bênçãos sejam reservadas também para os leigos.

Entre amigos, familiares e, dependendo da situação, até um leigo pode abençoar. No livro Ritual das Bênçãos, também há muitas bênçãos que os leigos podem dar. Tendo recebido o sacramento do batismo, o cristão torna -se “portador da bênção de Deus”.

Qual é o significado da Bênção dos alimentos?

A bênção dos alimentos nos lembra de que é sempre Deus quem dá os benefícios quotidianos, o autor da vida e da providência. De fato, no Pai-Nosso, rezamos: O pão nosso de cada dia nos dai hoje e, no Evangelho, encontramos: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” ( Mt 4 , 4).

Assim, as refeições que saboreamos nesta terra podem nos ajudar a bem compreender certos aspectos do Sagrado Banquete que é a Santa Missa.

Por que abençoar?

O Catecismo da Igreja Católica nos explica: “A bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: nós bendizemos o Omnipotente que primeiramente nos abençoa e enche dos seus dons”.(n. 551) Toda a bênção é louvor de Deus e oração para obter os seus dons.

Em que consiste a bênção das refeições?

A família em pé (ou o grupo reunido ao redor da mesa), antes de se sentar e começar a comer, todos fazem o sinal da cruz, e um dos membros (por exemplo, o pai da família ou a mãe) reza a oração de bênção sobre a refeição. Sempre se inicia e termina uma oração com o Sinal da Cruz.

Oração

Não há uma fórmula específica, mas a bênção tradicional é:

Abençoai-nos, Senhor, e a este alimento que por vossa bondade vamos tomar. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Há também outras orações que podem ser adaptadas de acordo com os comensais e em diversas situações. O importante é voltar o pensamento para Deus antes de começar a comer e agradecer-Lhe o alimento recebido que é um dom, lembrando que no mundo há muitas pessoas, inclusive crianças, que todos os dias não sabem se vão ter a oportunidade de fazer uma refeição.

Por Rita Sberna

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas